Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 9 de abril de 2022

Mais belas imagens de Busca Vida registradas durante Concurso de Fotografias foram premiadas

 


A premiação do 1º Concurso de Fotografias do Condomínio Busca Vida (CBV) contou com momentos muito especiais e emocionantes. O evento, que aconteceu no Hotel Bahia Plaza, em Camaçari, premiou, pela ordem, na categoria adulto, Patrícia Mattos Guerra (crepúsculo), Luca Carvalho de Castro (tempestade se aproximando do mar em Busca Vida, no Dia de Yemanjá), e José Carlos Serra Neves (raríssimos periquitos australianos). Na categoria infanto-juvenil, Nimai Pimentel Mazumdar, de 15 anos, arrebatou os três primeiros lugares.

 

Petra Schaeber e Marcelo Dourado, do Condomínio Busca Vida, conduziram a premiação

Foto: Mateus Pereira


“Registrar a beleza deste habitat natural e do quanto ele se modifica a cada momento foi o que me bastou para ganhar este prêmio. Eu estava visitando a área e quando já ia me despedindo, acabei olhando para trás, e vi os reflexos do pôr do sol nos coqueiros e me surpreendi com a sua exuberante beleza”, afirmou a grande vencedora da categoria adulta, Patrícia Mattos Guerra.

 

Durante o evento, o síndico administrador Marcelo Dourado e a presidente da Comissão de Meio Ambiente, Petra Schaeber, abordaram a importância do evento em sua missão de despertar nos moradores e na comunidade de Busca Vida o surgimento de novos fotógrafos da natureza e revelar o potencial de conscientização, de preservação do meio ambiente e de denúncia sobre a ação predatória do ser humano. “Encantar, aterrorizar e chocar”, segundo texto apresentado do fotógrafo de Natureza e Voluntário da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, Peterson de Almeida.

 


Na ocasião foram mostrados também o vídeo do programa ‘Repórter Eco’, apresentado por Cláudia Tavares na TV Cultura da São Paulo, sobre as belezas do Pantanal – ecossistema em transição entre a Mata Atlântica, o Cerrado e a Floresta Amazônica, assim como a adaptabilidade do gado ao ecossistema e a manutenção de sua sustentabilidade – através do olhar do fotógrafo João Farkas, morador de Busca Vida, com 40 fotografias que geraram a exposição “Brasil, Terra & Alma”, exibida em Londres e Bruxelas. Este trabalho foi abordado como exemplo fotográfico de contemplação da natureza e seu papel como instrumento de preservação ambiental, quando aborda registros da degradação da natureza.

 


Outra fonte de inspiração na área da fotografia foi o documentário do renomado fotógrafo e cineasta húngaro-brasileiro Thomaz Farkas (in memoriam), intitulado “Pixinguinha e a velha guarda do samba”. O registro conta a história do vídeo histórico feito por ele com os artistas cantando e dançando ao som de “Patrão, Prenda Seu Gado”, durante a inauguração do Parque do Ibirapuera, em 1954, o qual foi musicado 50 anos depois por Thomaz Farkas.

 


A Comissão Julgadora, composta por profissionais da área de fotografia, comunicação, representantes da Administração e da Comissão Ambiental do CBV, analisou 56 fotos de 21 autores, nas categorias adulto e infanto-juvenil. De acordo com o empresário e cônsul honorário da Moldávia no Brasil Flávio Bitelman, um dos integrantes da Comissão Julgadora, junto com o engenheiro ambiental Eduardo Cezana, o advogado Euvaldo Pinho, e o executivo e editor Mauro Rossi, houve unanimidade na escolha dos classificados e nos vencedores. “Noventa por cento dos trabalhos apresentados no concurso focaram na exuberância do habitat natural e aguçaram o olhar de sustentabilidade do Condomínio Busca Vida e das pessoas apaixonadas por fotografia da comunidade”, afirmou.

 


Os premiados, na categoria adulta, receberam um livro especial de Thomaz Farkas (1924-2011), lançado em 2019, por ocasião dos 60 anos de sua histórica exposição individual ‘Estudos Fotográficos’, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), quando o artista tinha 25 anos. Desta mostra, sete imagens suas passaram a integrar a coleção do Museum of Modern Art (MoMA), de Nova York. Na categoria infanto-juvenil, a vencedora recebeu uma máquina fotográfica.

 


 

Concurso de Fotografias

 

Com o título “A Natureza Pede Passagem”, o concurso nasceu por iniciativa da Comissão de Meio Ambiente do CBV com o objetivo de incentivar a valorização, o respeito e a preservação da biodiversidade, através de suas paisagens, fauna e flora, e sensibilizar a comunidade na valorização do rico ecossistema ao qual pertencemos.

 


Para Petra Schaeber, integrante da Comissão de Meio Ambiente do CBV, essa preocupação e os cuidados com o meio ambiente estão no DNA do Condomínio Busca Vida, que está localizado em uma Área de Preservação Ambiental (APA). De acordo com ela, os participantes foram orientados, durante a realização das fotos, a respeitar o ambiente natural, evitando situações que pudessem causar degradação, a exemplo de pisoteio em vegetação nativa, quebra de galhos de árvores e outras situações semelhantes com a obrigatoriedade de manter a integridade dos processos ecológicos e do habitat selecionado para registro.














0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑