Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 12 de abril de 2022

Os impactos da greve do INSS e um possível concurso


 Atrasos na concessão de benefícios e no atendimento podem continuar nos próximos meses, além da possibilidade de realização de novas seletivas para o órgão ainda em 2022


Servidores do INSS de quase todos os estados brasileiros entraram em paralisação recentemente por conta de impasses envolvendo congelamento de salários e sobrecarga de trabalho. Eles reivindicam reajustes de aproximadamente 20% para a categoria, além da realização de um novo concurso público, a fim de resolver a grande defasagem de funcionários do INSS. Segundo a instituição, as vagas ociosas chegam na casa dos 3 mil.




Como a greve pode afetar as atividades?


Segundo Fernanda Helene, coordenadora de carreiras do AlfaCon Concursos, como não estão ocorrendo os atendimentos normalmente, os impactos da greve vêm como um efeito cascata. “Mais rasos, mais filas, benefícios represados e maior demora para a concessão deles”, complementa.


O INSS é no Brasil um órgão que tem o objetivo de fazer valer a Seguridade Social, isto é, está atribuído de promover o direito à previdência, à saúde e à assistência social, conforme explica a coordenadora. “A importância da instituição estar funcionando corretamente é constitucional. A desproteção e o represamento de benefícios causam um descompasso na sociedade, afetando diretamente o cumprimento da ordem e do bem-estar de cada segurado”.



Haverá concurso para o INSS neste ano?


Sobre um novo concurso para o INSS, a especialista afirma que o órgão reconhece a necessidade de realização da prova para repor o alto quadro de funcionários inativos e que, inclusive, já fez o requerimento ao Ministério da Economia.


“Já existia a possibilidade do concurso do INSS sair ainda esse ano. A paralisação aumenta essa expectativa por causa da pressão dos servidores. No entanto, isso está longe de ser uma certeza, pois em um ano de tensões políticas como 2022, tudo pode acontecer.”


O último concurso do INSS ocorreu em 2015 com a banca Cebraspe escolhida como realizadora do certame. Foram dois editais para os cargos de técnico e analista do INSS.


De maneira geral, os concurseiros devem se preparar para lidar com questões envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Direito Constitucional e Administrativo, Raciocínio Lógico, Informática e matérias ligadas à Seguridade Social.



Tem como os segurados diminuírem o impacto da paralisação?


Apesar de não substituir alguns processos previdenciários, é possível, por meio do Meu INSS (site e aplicativo), plataforma online do Governo Federal, acessar os próprios dados e fazer requerimentos de alguns benefícios, como a aposentadoria, por exemplo.


Para Fernanda, o aplicativo não é uma solução eficiente a ponto de mitigar os impactos da paralisação. Portanto, é preciso paciência: a experiência do usuário pelo app é confusa, uma vez que, há críticas recorrentes dos beneficiários sobre a solução estar fora do ar.


“Pensando no Brasil como um país bastante desigual, o acesso à internet se torna outra lacuna, pois muitas pessoas não o têm. Além disso, levando em conta que a maior parte do público é da terceira idade, é preciso entender que plataformas online não fazem parte do cotidiano de uma parcela significativa desse grupo.”


Fonte AlfaCon 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑