Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 12 de abril de 2022

Pedala com a Gente leva cerca de mil ciclistas às ruas de Salvador


 Fotos: Igor Santos/Secom

Domingo de sol, céu azul e ar livre. Cenário perfeito para os cerca de mil ciclistas que participaram no último domingo (10) do 1º Pedala com a Gente, passeio ciclístico promovido pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). O evento marcou o início das comemorações ao Dia Internacional do Ciclista (19 de abril).


Pessoas de diversas idades percorreram aproximadamente 13km. Teve gente que foi sozinho, em grupo e em família. Teve ciclista que ainda pedalou em dupla, numa única bike. Este foi o caso de Everaldo Neris, de 44 anos e deficiente visual há 27 anos. Toda vez que quer pedalar, ele é guiado pelo amigo Neto Montante numa bike adaptada com dois assentos e dois pedais.

“A sensação de pedalar é muito legal. Até os 17 anos, quando perdi a visão, eu pedalava constantemente. Desde lá, não tinha voluntário. Agora, estou acompanhado por Neto. Toda vez que pedalo é sempre a mesma emoção, é muito bom”, destaca Neris.

Presente na ocasião, o superintendente Marcus Passos reforçou o compromisso da gestão com o incentivo às práticas sustentáveis de transporte e o estímulo ao respeito no trânsito. “Temos percebido o aumento do número de ciclistas na cidade. A Prefeitura, por meio da Transalvador, investe na expansão da rede cicloviária. Queremos mostrar com este passeio que o trânsito tem espaço para todos. Com respeito e responsabilidade poderemos construir um trânsito ainda mais seguro”, afirmou.


Salvador conta atualmente com cerca de 310 km de rede cicloviária. A Transalvador tem adotado conceitos de engenharia de tráfego que favorecem a humanização no trânsito, como o Zona 30 e a Região de Trânsito Calmo. Já a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) está na coordenação do Plano para Ciclovias. A iniciativa deverá contemplar elementos como melhoria da infraestrutura urbana para circulação, implantação de bicicletários e bicicletas compartilhadas, além de ações de educação para os cidadãos.

“Este plano está sendo desenvolvido por uma empresa contratada, com financiamento do Banco Mundial, e tem uma proposta de ter um olhar focado na questão cicloviária. Este projeto deve estar finalizado nos próximos 90 dias, quando apresentaremos os detalhes à população”, explicou o titular da Semob, Fabrizzio Müller.

Bike para todas idades – As melhorias no sistema cicloviário vão trazer benefícios para a atual e futuras gerações. Arinaldo Freire, comerciante e ciclista há mais de cinco anos, levou a esposa e os dois filhos, João Pedro, 5 anos, e Davi, 4 anos, e reforçou a importância de ser exemplo para as crianças.

“Este é um meio de atividade física e proporciona uma qualidade de vida melhor. Desde pequeno, cada um deles (os filhos) têm suas bicicletas e pedalam conosco”, afirmou o pai.

Esse avanço na promoção de ações voltadas a garantir a segurança viária dos ciclistas é um ponto de destaque feito por Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), parceira da Transalvador no 1º Pedala com a Gente. “Movimentos como este só fazem aumentar em Salvador o interesse pela bicicleta e tem um efeito colateral muito positivo, porque toda cidade que avança no uso da bike é uma cidade melhor para todo mundo”, destacou o gestor. 

Brindes e premiação – Quem se inscreveu para o Pedala com a Gente teve oportunidade de ganhar uma plaquinha especial, feita com material refletivo, para apregoar nas bikes. Além disso, teve sorteios de cerca de 30 brindes.

O evento contou ainda com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária e da Polícia Militar (PM-BA).

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑