Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Postos de saúde de Salvador recebem programa de redução da mortalidade materna



 

Foto: Ascom/SMS

 

Com o compromisso de reduzir a mortalidade de gestantes em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Instituto Albert Einstein, de São Paulo, MSD (Merck Sharp e Dohme/EUA) e Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), implementa o programa “Todas as mães importam – Salvando vidas de mulheres antes, durante e após o parto”. Inicialmente, nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital serão beneficiadas com o uso de protocolos de prevenção dos principais agravos no processo de gestação, parto e puerpério.

 

Somado ao “Mãe Salvador”, lançado em novembro do ano passado, “Todas as Mães Importam” contribui para reduzir a taxa de mortalidade materna em 30% dos óbitos, em um prazo de dois anos. O titular da SMS, Décio Martins, explica que o pré-natal tem um papel fundamental na prevenção e detecção precoce de doenças maternas e fetais, permitindo que mãe e bebê tenham desenvolvimento saudável, reduzindo os riscos para ambos.

 

Na rede municipal, além de intensificar a realização de sete pré-natais, uma a mais do que recomenda o Ministério da Saúde, será realizada a testagem de doenças, evitando assim problemas de saúde futuros e um puerpério saudável. “Atualmente nossos números são bem otimistas. Já temos 13 mil mães inscritas no ‘Mãe Salvador’, recebendo regularmente transporte público para comparecer em todos os procedimentos necessários para ter uma gestação assistida e tranquila”, destaca Martins.

 

A assistência integral às grávidas soteropolitanas é tema de evento que acontece nesta terça (12) e quarta-feira (13), no Hotel Fiesta, no Itaigara. O público-alvo é formado pela comunidade da saúde envolvida para a implementação das estratégias nas unidades de saúde.

 

Postos integrantes – Cada posto de saúde terá uma maternidade referência para encaminhamento das gestantes, assim, todo o processo de gestação, parto e pós-parto será integralmente acompanhamento pela parceria municipal e estadual de saúde. Para isso, um prontuário eletrônico vai monitorar a evolução das futuras mães. 

 

As equipes foram qualificadas e atuarão com protocolos estratégicos de avaliações. A previsão é que mais postos de saúde sejam englobados no novo programa.

 

- Unidade de Saúde da Família (USF) Itapuã – Maternidade Dulcinéia Moinho (Hospital Roberto Santos);

 

- USFs Garcia e Santa Mônica – Maternidade Prof. José Maria de Magalhães Neto;

 

- USFs Ilha Amarela e Ilha de Maré – Maternidade Maria Conceição de Jesus;

 

- USF Vale do Matatu – Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba);

 

- USF Vale de Cambonas, Vila Nova de Pituaçu e Nelson Piauhy Dourado – Maternidade Albert Sabin

 

Mãe Salvador – Com a participação das secretarias municipais da Saúde (SMS), de Mobilidade (Semob) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), o Mãe Salvador tem o propósito de ampliar e qualificar as ações de assistência às gestantes atendidas nas unidades de Atenção Básica do município.

 

Uma das iniciativas envolve a garantia da captação precoce e a adesão dessas gestantes às consultas e exames do pré-natal, preferencialmente, até a 12ª semana de gestação. O programa também visa fortalecer o vínculo das futuras mães à maternidade de referência, com visitas de vinculação ao local onde deverá ser feito o parto.

 

Para garantir a mobilidade dessas mulheres até as unidades, será concedido o Salvador Card – Bilhete Identificado, com 30 passagens de ônibus. O benefício é fruto da aquisição, pela administração municipal, ao longo da pandemia, de 5 milhões de passagens de ônibus, efetuada como forma de amenizar o impacto da crise sanitária no sistema municipal de mobilidade.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑