Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Projeto Nossa Arte encerra com espetáculo encenado por jovens moradores do Subúrbio

 
Projeto Nossa Arte encerra com espetáculo encenado por jovens moradores do Subúrbio


O espetáculo Nossa Arte estreia no dia 09/04, às 17h, no Lar Pérola de Cristo (Unidade Coutos/Paripe). Na ocasião, também será realizada a cerimônia de encerramento do projeto, com a presença de autoridades da Secretaria da Cultura do Governo da Bahia, empresa M Dias Branco e lideranças locais.


A arte e cultura viram personagens dentro da narrativa do espetáculo Nossa Arte, que será apresentado presencialmente no dia 09 de abril, às 17h, no Lar Pérola de Cristo (Unidade de Coutos/Paripe). A peça é resultado de uma série de oficinas de várias linguagens artísticas realizadas com jovens moradores de Paripe no Subúrbio Ferroviário de Salvador entre os meses de novembro de 2021 e fevereiro deste ano. O acesso é gratuito, mediante a apresentação da carteira de vacinação e o uso de máscara de proteção. Na ocasião, Paulo Benevides e Amauri Morais, organizadores do projeto, realizam a cerimônia de encerramento com a participação de representantes da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, da empresa patrocinadora M Dias Branco e lideranças locais.


 


A narrativa do espetáculo, que tem duração de uma hora e meia, propõe uma reflexão sobre o valor e importância da arte para todas as pessoas. A história acontece em uma cidade cenográfica que compõe o Lar Pérola de Cristo de Coutos, um lugar especial onde todas as artes vão se encontrar em um espetáculo de arena. O samba de roda dá vida ao boi-bumbá que de forma mágica dança e atrai um grupo de personagens folclóricos, capoeiristas, dançarinos e músicos. Juntos, formam uma grande roda de celebração da arte. De maneira inesperada a personagem chamada AntiCultura entra em cena e exige que todos interrompam a celebração, o que faz com que os artistas saiam de cena. Entre as cenas, um filme será exibido, quebrando a temporalidade e apresentando o amor entre as pessoas. A personagem Arte entra em cena para falar sobre a essência da arte e os artistas voltam a ficar felizes e entram novamente em cena. Com o tempo, a AntiCultura compreende o que a Arte é capaz de proporcionar às pessoas e se arrepende de suas arrogâncias e egoísmo e se transforma em Cultura, unindo-se com a Arte para formar uma relação afirmativa em pensamentos, costumes, identidades, seres, espaços e coisas. 


 


O projeto, que foi destinado à região mais distante do Subúrbio Ferroviário de Salvador, especialmente São Tomé de Paripe, Ilha de Maré, Quilombo Alto Tororó, Praia de Tubarão, Paripe, Felicidade e  Coutos, onde realizou oficinas com aulas práticas voltadas ao desenvolvimento de produtos artísticos, valorizando a cultura do território em que estas pessoas estão inseridas, já que as inscrições para professores e alunos priorizaram moradores dessas localidades. “O projeto é uma espécie  de espelho que faz com que a comunidade olhe para si, permitindo que este grupo protagonize a experiência porque serão representadas narrativas artísticas criadas por pessoas da região, sobre seus repertórios de experiências vivenciadas e sentidas”, sintetiza Paulo Benevides, diretor do espetáculo.


As 10 oficinas oferecidas (artesanato, pintura, folclore, música, teatro, capoeira, dança, audiovisual, fotografia e literatura) foram ministradas por professores que moram e/ou cresceram no subúrbio ferroviário, assim como a maior parte da equipe de produção e fornecedores do projeto é contratada entre os moradores destas regiões, com o objetivo de também deixar um legado de profissionalização, trabalho e geração de renda na região.


O NOSSA ARTE tem patrocínio da M. Dias Branco e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Governo do Estado da Bahia.


 


SERVIÇO


Lançamento do Espetáculo Nossa Arte e encerramento do projeto


Dara/Hora: 09 de abril de 2022 (sábado), das 17h às 21h


Local: Lar Pérola de Cristo, em Paripe (Unidade de Coutos; Rua da Fraternidade, s/nº, no bairro de Coutos, Salvador/BA)


Instagram: https://www.instagram.com/nossaarteprojeto/

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑