Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 3 de maio de 2022

Maio da Trabalhadora’ incentiva empreendedorismo feminino no SineBahia

 


Foto: Elói Corrêa/GOVBA



A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) realizou nesta segunda-feira (2), a abertura do evento ‘Maio da Trabalhadora’, na unidade do SineBahia Mulher, localizada no SAC Cajazeiras, em Salvador. A iniciativa, que acontece até esta terça-feira (3), tem como objetivo promover o atendimento ao público feminino da comunidade, prestar serviços de orientação para mercado de trabalho e intermediar mão-de-obra. Também são disponibilizadas palestras sobre empreendedorismo.  

“Essa iniciativa foi trazida para cá porque percebemos que a tendência empreendedora é muito marcante aqui. Então, queríamos oferecer mais informações, uma formação um pouco melhor para que essas mulheres possam se preparar e ter uma noção de como caminhar”, relata a coordenadora do SineBahia, Kadine Bárbara.

As capacitações são ofertadas pela Rede de Mulheres Empreendedoras, projeto coordenado em uma parceria da Setre e da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).  Durante a palestra desta segunda-feira, foram abordados temas como plano de negócios, precificação de produtos e serviços, formas de divulgação e planejamento financeiro.


Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Para Berenice Carneiro, 62 anos, dona de uma loja há oito anos em no bairro de Cajazeiras XI, a programação serviu como um guia para conseguir fortalecer o seu negócio depois do impacto causado pela pandemia. “Quanto mais experiência, melhor, principalmente depois desse período que foi um problema, pois tivemos muitas portas fechadas para todas nós”, relembra.

Na programação desta terça-feira, às 8h30, acontecerá a palestra ‘Orientação para o Trabalho’, que vai dar dicas de como construir um currículo corretamente, além instruir sobre melhores práticas de comunicação, comportamento e vestimenta para entrevistas de emprego. A programação de encerramento inclui ainda oficina de maquiagem e sorteio de brindes para as participantes.

CrediBahia

As participantes do evento também puderam conhecer o Programa de Microcrédito do Estado (CrediBahia). A iniciativa estimula o crescimento equilibrado de microempreendimentos através possibilidade de adesão a linhas de créditos a partir de R$ 4 mil, com taxa de juros de 2%.  O agente do programa, Jadson Machado, explicou para o público interessado alguns dos requisitos para participar. “É necessário que a pessoa tenha um empreendimento registrado há mais de seis meses e um avalista que comprove renda. Sendo que nem o proponente, nem o avalista, podem ter restrições no SPC Serasa”.


O CrediBahia, presente em 206 municípios, é coordenado pela Setre e conta com a  parceria da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e do Sebrae-BA. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 285 1626.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

SineBahia Mulher

Criado para atender as demandas do público feminino, o SineBahia Mulher funciona em duas unidades em Salvador, nos bairros do Comércio e Cajazeiras, ambas dentro dos postos SAC. Nos locais são  disponibilizados diversos tipos de serviços e orientações que buscam facilitar a inserção de mulheres no mercado de trabalho formal.

Com a rotina do atendimento, foi identificada, entretanto, a necessidade de encaminhamentos para outras redes de apoio. Por isso, atualmente, o serviço dispõe de mecânicos de direcionamento para serviços de apoio psicológico, social, jurídico, ou para uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), no caso de vítimas de violências. “Além da orientação para o mercado de trabalho, damos orientação e encaminhamento psicossocial, pois recebemos muitas mulheres com dificuldades, que passam problemas em casa”, explica Kadine Bárbara.

Repórter: Antônio 

Anselmo

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑