Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Membros do PCRI assistem filme Medida Provisória

 


Fotos: Jefferson Peixoto/Secom

Membros do comitê técnico do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), vinculado à Secretaria Municipal da Reparação (Semur), assistiram na tarde desta terça-feira (3) ao filme “Medida Provisória”. A ação faz parte dos planos estratégicos do programa na qualificação e formação dos participantes do programa. O filme foi exibido em parceria com o Cine Metha Glauber Rocha, na Praça Castro Alves. 

Além dos membros do PCRI, assistiram ao filme colaboradores da Semur e membros do Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN) de Salvador. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes na sessão. 

A coordenadora de Ações Transversais da Semur e representante do comitê técnico do PCRI, Oilda Rejane, enfatizou que a obra aborda as questões temáticas que são discutidas pelo órgão. “O principal foco do filme tem conexão direta com a nossa atuação, que é sobre o enfrentamento ao racismo e a busca por uma sociedade antirracista”. 

Impressão – A Guarda Civil Municipal (GCM) e integrante do Comitê Técnico do PCRI, Carolina Santana, se emocionou ao falar que o filme remeteu a experiências e vivências de sua vida pessoal e profissional. “Eu me vi muito na personagem Capitu. Ela trouxe muitas falas sobre resistência, algo que eu tenho vivido na minha história. No núcleo do PCRI da GCM, trabalhamos estratégias para que a população negra dentro da instituição possa se reconhecer mais nessa história de resistência e luta”.

Para o representante do programa na Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Rogério Santana, o encontro foi de extrema importância para agregar ainda mais sobre o enfrentamento racial. “O filme traz essa temática de uma forma muito forte para pensarmos que a questão racial existe e deve ser tratada com debates e conversas sobre políticas públicas”.

Obra – Com direção do ator baiano Lázaro Ramos, o filme “Medida Provisória” traz uma abordagem de luta antirracista. No enredo, o governo adota uma medida na qual negros seriam obrigados a voltar para a África e não morarem mais no Brasil. Assim que passa a vigorar, o trio formado pelos atores Alfred Noch (Antônio), Seu Jorge (André) e Taís Araújo (Capitu) criam uma história de resistência política para poder escapar da medida.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑