Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Mutirão oferece exames para rastreio de hipertensão arterial e doença renal

 


A ação promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia-BAHIA e Associação Bahiana da Medicina acontecerá na manhã de 14/05, na sede da ABM, em Ondina

 

17 de maio é celebrado o Dia de Mundial da Hipertensão Arterial e, por isso, no sábado, dia 14, acontecerá Mutirão de Hipertensão Arterial e Doença Renal, uma parceria entre a SBC-Bahia, ABM e DASA/LEME, o evento que tem o objetivo principal de alertar sobre a importância do diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial e a descoberta precoce da doença renal, atenderá a 150 pessoas.

 


O mutirão oferecerá exames gratuitos, aferição de pressão arterial, palestras com cardiologistas e nefrologistas, entrega de material informativo e brindes. Além disso, serão coletadas amostras de sangue e urina para rastreio da doença renal crônica nos pacientes hipertensos ou diabéticos como parte de um mega projeto.

 

A Hipertensão Arterial é uma doença muito comum, acometendo cerca de 1/4 da população. Em geral, a doença é silenciosa na sua fase inicial, sendo necessário a busca ativa pelo profissional de saúde para o diagnóstico. Quando não reconhecida e tratada de maneira adequada, a hipertensão pode levar a complicações graves como as doenças cardiovasculares (AVC, Infarto) e renal (doença renal avançada). “A hipertensão é uma doença de alta prevalência e está associada a outras doenças ainda mais graves como o infarto, AVC e a doença renal avançada. Nesse evento para marcar o Dia Mundial da Hipertensão vamos falar cientificamente sobre hipertensão, doença renal e as melhores formas de prevenir. Essa ação social tem como objetivo a detecção precoce de doença renal em pacientes hipertensos. Você que é hipertenso e que cuida ou pretende cuidar da sua hipertensão não pode perder.”, salienta a cardiologista e diretora de prevenção cardiovascular da SBC-Bahia, Dra. Marianna Andrade.

 

A pressão alta não tem cura, mas seu controle melhora muito a qualidade de vida do paciente. “Atitudes como medir a pressão arterial regularmente, adotar uma alimentação saudável, reduzir o consumo de sal, manter um peso ideal, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, praticar atividade física regularmente, não fumar e diminuir o estresse ainda não são hábitos comuns da maioria da população, porém são fundamentais para a saúde cardiovascular”, alerta a cardiologista.

 

A iniciativa envolve instituições que constantemente realizam ações de prevenção e esclarecimento à população em geral acerca de assuntos envolvendo a saúde e o bem-estar, como afirma o presidente da ABM, Dr. César Amorim. “É um enorme prazer para a ABM sediar esse Mutirão de Hipertensão Arterial, que será realizado em nossa sede, fruto de uma grande parceria entre nossa entidade e a Sociedade Brasileira de Cardiologia - Bahia. É muito importante esse tipo de atividade, porque os médicos não estão preocupados apenas com os atendimentos realizados em consultórios, clínicas ou hospitais, mas também em oferecer o melhor tratamento de saúde para aquelas pessoas que não tenham condições de procurar esse tipo de assistência”, explica Dr. César.

 

Podem participar da ação homens e mulheres com suspeita ou diagnóstico de hipertensão arterial e diabetes. As senhas serão distribuídas nos dias 12 e 13/05, quinta e sexta-feira, das 9h às 16h, na sede da ABM, localizada à Rua Baependi, 162 - Ondina. Informações: 71 2107-9685.

 

Ascom SBC-Bahia

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑