Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 10 de maio de 2022

Operação Sílere faz 62 apreensões no final de semana

 


Fotos: Jefferson Peixoto/Secom

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou, no final de semana, mais uma fiscalização de combate à poluição sonora no município. De sexta (6) a domingo (8), foram contabilizadas 620 denúncias, com 333 vistorias realizadas. 

Os agentes apreenderam 62 equipamentos de som, nos bairros de Itapuã, Uruguai, Liberdade, Bairro da Paz, Fazenda Grande do Retiro, Cabula VI, Fazenda Grande em Cajazeiras, Candeal, Garcia, Caminho de Areia, Castelo Branco, Plataforma, Boa Vista de São Caetano, Daniel Lisboa e Ondina. 

No sábado (7), Dia Municipal de Combate à Poluição Sonora, os agentes da Sedur participaram de uma edição especial da Operação Sílere, em conjunto com a Transalvador e as polícias Militar e Civil.

 A subcoordenadora de Fiscalização Sonora, Márcia Cardim, participou da operação, que percorreu todas as áreas da cidade, incluindo BTS (Baía de Todos os Santos, Cidade Baixa e Subúrbio), central (miolo da cidade e bairros de Cajazeiras, Pernambués, Cabula e Mata Escura) e atlântica (orla de Salvador). 

Ela avaliou a operação como de “grande êxito”, apesar da percepção de que, com o controle da pandemia, os grandes eventos sem licenciamento em logradouros públicos aumentaram, elevando também o número de apreensões. Os bairros mais denunciados no período foram o Engenho Velho de Brotas, Liberdade, Pernambués, Itapuã e São Marcos. 

Balanço – Entre janeiro e abril deste ano, foram registradas mais de 15,5 mil denúncias e mais de 850 apreensões de equipamentos, registrando um aumento de 64% e 184%, respectivamente, em relação a 2021. 

No mesmo período do ano passado, os números eram bem menores, com um total 9,5 mil denúncias e 300 equipamentos apreendidos. Os bairros com o maior número de queixas são Itapuã, Paripe, Pernambués e Rio Vermelho. 

A lei municipal 5.354/1998, que dispõe sobre a utilização sonora em Salvador, permite a emissão de ruídos com níveis até 70 decibéis das 7h às 22h e até 60 decibéis das 22h às 7h. Para o cidadão ou estabelecimento que for flagrado infringindo a lei, a multa varia de R$1.211,73 a R$201.788,90 e os equipamentos sonoros são apreendidos.

Aplicativo – Já está em funcionamento o aplicativo Sonora Salvador, ferramenta lançada pela Sedur em que o cidadão pode fazer a denúncia em tempo real e acompanhar o atendimento, garantindo mais agilidade na prestação do serviço. O app pode ser baixado através do Play Store (Android) e, em breve, também será lançada a versão para iOS, no Apple Store.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑