Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Pedra de Xangô conserva ancestralidade e cultura afro-brasileira em Salvador




Fotos: Valter Pontes/Secom

 

A partir desta quarta-feira (4), Salvador ganha um novo espaço de lazer, integração à natureza e, principalmente, que reverencia duas fortes características do local: a história e a religiosidade. Inserido na poligonal da Área de Proteção Ambiental (APA) Vale da Avenida Assis Valente, em Cajazeiras X, o Parque Pedra de Xangô foi inaugurado pela Prefeitura, no dia em que completa cinco anos de tombamento do monumento lítico como Patrimônio Cultural da cidade. A solenidade contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, gestores municipais e representantes de entidades de matriz africana.

 


Emocionado, o prefeito destacou a importância do parque para a comunidade e para os adeptos das religiões de matriz africana. "Nunca antes, na história de Salvador, houve uma gestão que se preocupasse tanto com as religiões de matriz africana. Temos aqui todo um trabalho de reconhecimento dos terreiros, isenção de IPTU, cadastro, georreferenciamento e tombamento dos terreiros, além de parcerias para reformas".

 

O chefe do Executivo municipal ressaltou ainda que o parque é o primeiro em todo o país que faz referência a um orixá. “Isso só poderia acontecer na primeira capital do Brasil, um lugar com um pluralismo religioso. Com o parque, o tombamento da Pedra fica ainda mais assegurado. O povo de santo precisava de um lugar para suas obrigações, celebrações e demais atividades. E hoje, temos mais um parque, de sete novos que iremos entregar nos próximos anos, sempre respeitando a legislação ambiental", concluiu Bruno Reis.

 

Com investimento de quase R$8 milhões, o novo espaço de convivência se constitui como importante símbolo histórico, cultural e religioso de Salvador, além de ser voltado para a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável participativo. As intervenções englobam, ainda, a urbanização da Avenida Assis Valente. A via passou por serviços de macrodrenagem, pavimentação asfáltica, construção de meio-fio e passeio em concreto, pavimento em paralelepípedo de granito selecionado, além de 636 m² de espelho d’água.

 

Projeto – O projeto urbanístico do Parque Pedra de Xangô foi coordenado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e teve efetiva participação da comunidade local, especialmente de representantes de religiões de matriz africana. Também houve colaboração de acadêmicos, pesquisadores e ambientalistas.

 

De acordo com a presidente da FMLF, Tânia Scofield, a proposta de implantação do novo espaço de convivência da capital baiana foi além de um novo desenho urbano para a localidade, expressando, sobretudo, as relações sociais, culturais e religiosas. 

 

“O projeto foi um grande convite para entender estas relações, trazer as discussões, construir um espaço sagrado, de valor religioso e de significado a persistente luta contra a intolerância e a discriminação. Um espaço verde que naturalmente abraça e reverencia a Pedra de Xangô”, avaliou a gestora. 

 

Poligonal ampliada – Com uma área de intervenção urbanística de 67 mil m², o projeto do Parque da Pedra de Xangô contemplou a criação da via de monitoramento e o desvio da Avenida Assis Valente. Isso permitiu que a Prefeitura ampliasse a poligonal do parque, protegendo a Pedra de Xangô, que está envolvida por uma vegetação remanescente de Mata Atlântica, reforçando, assim, o caráter sagrado do local.

 

O equipamento apresenta-se como uma contribuição para a melhoria das condições socioambientais da região de Cajazeiras e adjacências. Moradores e frequentadores do local entendem que a criação da APA Municipal é uma estratégia que atua como escudo contra um avanço indesejado sobre a Mata Atlântica, evitando a derrubada de árvores para implantação de loteamentos clandestinos em áreas de proteção.

 

"O local estava abandonado e hoje está preservado como patrimônio histórico-cultural de nossa cidade. Espero que esta ação venha valorizar e trazer frutos para toda a comunidade de Cajazeiras", diz o corretor de seguros Ulisses Pereira, 59 anos.

 

Memorial – A única edificação projetada no Parque Pedra de Xangô é um memorial com cerca de 500 metros quadrados de área construída e que tem o objetivo de abrigar os registros e experimentos das principais funções do parque, além de fortalecer os laços dos seus frequentadores com a natureza e o conhecimento das práticas religiosas e ambientais. 

 

O projeto arquitetônico do memorial materializa o conceito que permeou toda a concepção do projeto ao acompanhar a forma das curvas da encosta existente no local. Para a estrutura, foram utilizados materiais ligados à simbologia do ambiente: as paredes, por exemplo, foram construídas em taipa de pilão, tijolo ecológico e pilares metálicos, referências a elementos relacionados à Terra e ao orixá Xangô. Todo o parque e entorno contam com 62 pontos de luz instalados, entre luminárias viárias, decorativas e projetores de LED. 

 

A estrutura abriga uma sala multiuso, área para exposição de trabalhos, administração do parque, sanitários e um espaço destinado à comercialização de comidas e artesanatos. No entorno do memorial, há um anfiteatro a céu aberto, bancos com pergolados, além de rampas de acesso, guarda-corpo e corrimãos para o deslocamento de pessoas com dificuldades de locomoção. O paisagismo também foi valorizado com plantio de gramado e mudas de árvores. 

 

Gestão do parque – De acordo com a secretária de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Morais, já está em andamento a criação do conselho gestor do Parque Pedra de Xangô, sob a coordenação da pasta, com a proposta de trazer melhorias para a preservação do meio ambiente e demandas das religiões de matriz africana. Durante a obra, foi formado um grupo de trabalho, com representantes do poder público e da sociedade civil, para discussão e acompanhamento das intervenções.

 

“Aqui devem ser realizados diversos eventos de religiões de matriz africana, contemplando a diversidade existente em Salvador. Além disso, também vamos fazer novos plantios de mudas de árvores nativas de Mata Atlântica, aumentando assim o quantitativo preservado nesta área”, completou Marcelle.

 

Tombamento e história – Símbolo sagrado e elemento cultural afro-brasileiro, a Pedra de Xangô foi tombada em maio de 2017 como patrimônio cultural do município. “O monumento é importante pela questão religiosa e também pela questão histórica, já que aqui foi um quilombo e local de culto. Sendo assim, a construção deste parque também faz parte da salvaguarda. Além do primeiro espaço de lazer, também é um novo marco identitário da região de Cajazeiras”, avaliou o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro.

 

No parecer técnico da FGM, responsável pela iniciativa, houve o entendimento de que a formação rochosa de 8 metros de altura e, aproximadamente, 30 metros de diâmetro, “é considerada um monumento natural, um marco na história de resistência daqueles que sofreram com a escravidão em Salvador, pois, segundo a tradição oral, servia como passagem e esconderijo de quilombolas perseguidos”.

 

Em 2005, a pedra foi completamente desnudada e por pouco não foi implodida para dar lugar à construção da Avenida Assis Valente. Através do movimento do povo de santo, em 2016, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) contemplou a criação do Parque Pedra de Xangô, a APA municipal Vale do Assis Valente e o Parque em Rede Pedra de Xangô, com a finalidade de preservar todas as áreas verdes ainda existentes no entorno. 

 

O livro "Pedra de Xangô: um lugar sagrado afro-brasileiro", fruto de dissertação de mestrado de Maria Alice Pereira da Silva, defendida no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (Ufba), traz importantes recortes sobre a história da pedra.

 

Citando o historiador Stuart B. Schwartz, Maria Alice revela que “o Quilombo Buraco do Tatu, localizado a leste-nordeste da cidade de Salvador, próximo à atual praia de Itapuã - Ipitanga, teve início em 1743 e foi destruído quase vinte anos depois, em 2 de setembro de 1763. Era um mocambo bem estruturado e possuía um sistema de defesa militar engenhosamente definido. Inúmeras trilhas falsas e armadilhas eram utilizadas para confundir as expedições reescravizadoras e facilitar a fuga durante os ataques”, diz um dos trechos da obra.

 

 "Este equipamento representa um ato de reparação histórica. Estamos diante de um sítio natural sagrado afro-brasileiro, uma área remanescente de quilombo e de aldeamento indígena, que atende o desejo de uma comunidade em manter seu legado ancestral, garantindo o livre exercício de culto e manifestações afro-brasileiras e indígenas, conectando esse povo com o sagrado e sua espiritualidade", explicou Maria Alice Silva.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑