Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 26 de julho de 2022

Dia do Escritor: crianças falam sobre a surpresa de serem premiadas em Concurso Literário


 No Dia do Escritor, crianças falam sobre a surpresa de serem premiadas em Concurso Literário Nacional 


Organizado pela autora e escritora Dulce Auriemo, o Prêmio Espantaxim  em sua sexta edição e tem 246 “pequenos escritores” premiados em diferentes Estados do País


Nesta segunda-feira, 25 de julho, comemora-se o Dia Nacional do Escritor. A data é celebrada desde 1960 e faz referência ao Primeiro Festival do Escritor Brasileiro, promovido pela União Brasileira dos Escritores. Assim como o Festival, existem hoje diferentes iniciativas que buscam despertar o interesse de públicos distintos pela leitura e escrita, como o Concurso Nacional Literário Infantil - Prêmio Espantaxim, idealizado pela autora e escritora Dulce Auriemo e que está em sua sexta edição.


O Concurso é direcionado a crianças e adolescentes de 07 a 13 anos, estudantes de escolas públicas e privadas de todo o País. Os “pequenos escritores” que participam do Prêmio desenvolvem seus trabalhos (enviados nos formatos de redação, poesia ou mensagem) a partir do tema proposto a cada edição. A atual, lançada em 2020 e que recebeu trabalhos até junho/21, por conta das alterações impostas pela pandemia à rotina das escolas, tem como tema: “As Quatro Estações – Primavera, Verão, Outono e Inverno. Cada estação do ano tem seus encantos e particularidades e esses fenômenos da natureza afetam o sentimento das pessoas”.


Ao todo, a sexta edição do Prêmio Espantaxim teve 3.300 participações de crianças e adolescentes, representando 76 escolas, 42 cidades e 15 Estados brasileiros. Desse total, são 246 premiados nas categorias redação, mensagem e poesia.  


A seguir, algumas crianças compartilham a surpresa de estar entre os premiados e sobre como a leitura e a escrita são presentes em seu dia a dia:


“Meus pais sempre liam para nós antes de dormir. Foram tantas histórias que isso despertou a minha imaginação para criar várias histórias divertidas e legais. Para o Prêmio Espantaxim, escrevi uma poesia sobre a primavera, pois essa é minha estação favorita. Gosto das flores e de como tudo fica mais colorido”.


(Sofia Costa Leite, 7 anos, vencedora na categoria Poesia e aluna do Colégio Mapple Bear, de Campina Grande/PB) 


“Comecei a me interessar pela leitura e escrita com meus pais, que sempre leem para mim e minha irmã. Escrevi sobre a minha estação preferida, o inverno. Aqui no Nordeste não faz muito frio….mas quando faz, é um friozinho tão gostoso….que poderia durar o ano inteiro”.


(Heitor Costa Leite, 7 anos, irmão da Sofia. Selecionado na categoria Redação e aluno do Colégio Mapple Bear, de Campina Grande/PB)




“Minha mãe sempre lê poesias para mim e me incentiva a também escrever os meus próprios poemas e a ler. Durante a pandemia, ela me motivou a procurar um concurso ao qual pudesse enviar os meus textos. Foi assim que descobri o Prêmio Espantaxim, que foi o primeiro que participei. Fiquei muito surpresa quando soube que estava entre os premiados e agora estou na expectativa pela cerimônia de premiação!”


(Raíssa Alves da Costa Lima, 12 anos, vencedora na categoria Poesia e aluna do Colégio Santa Dorotéia, de João Pessoa/PB) 


“Estava com minha mãe no carro quando ela viu no site que eu estava entre os premiados. Fiquei muito feliz, pois me dediquei muito para escrever o poema. Achei que tinha ficado bom, mas não esperava estar entre os premiados. Foi uma grande surpresa! No dia seguinte, a coordenadora da minha escola foi até a sala de aula dar a notícia e meus colegas me aplaudiram. Foi muito legal!”


(Renato Boschi Covo, 10 anos, vencedor na categoria Poesia e aluno do Colégio Progresso Bilíngue, de Indaiatuba/SP)


“Comecei a gostar de ler e escrever na escola. Escrevi uma poesia sobre o verão, que é a minha estação favorita, pois é quando chegam as férias, o calor….é a época do ano em que me divirto mais. Fiquei muito feliz de estar entre os premiados!”


(Manuela Lucena Melo Nogueira Jordão, 8 anos, vencedora na categoria Poesia e aluna do Colégio Mapple Bear, de Campina Grande/PB)


“A minha estação favorita é a primavera e foi sobre ela que eu fiz o meu poema. Gosto da primavera porque a natureza fica mais radiante e isso me deixa mais feliz. Comecei a gostar mais de ler e escrever na escola e fiquei muito surpresa de ser premiada no Prêmio Espantaxim!”


(Milene Lucena Melo Nogueira Jordão, 8 anos, irmã da Manuela, selecionada na categoria Poesia e aluna do Colégio Mapple Bear, de Campina Grande/PB)


A autora e escritora Dulce Auriemo destaca a satisfação de ver como o Prêmio vem contribuindo, a cada edição, para formar novas gerações de leitores e escritores. “Se queremos pessoas que amem e valorizem a leitura e a escrita, precisamos incentivá-las desde cedo, na infância, em um trabalho conjunto com as escolas. É isso o que procuramos fazer por meio do Prêmio Espantaxim e ficamos muito contentes em ver que a participação cresce a cada novo concurso lançado e que nossos ‘pequenos autores’ colocam toda a sua criatividade e inspiração em seus trabalhos”.  




Próximas etapas e cerimônia de premiação


Os textos das 246 crianças e adolescentes premiados serão reunidos na VI Antologia - livro especial, ilustrado, onde são publicados os textos originais, com a letra dos pequenos escritores, e também as versões digitadas, após revisão. Os vencedores do Concurso recebem o Troféu Espantaxim, especialmente criado em 2010 e que já se tornou um cobiçado prêmio literário dedicado aos pequenos escritores, e a coleção completa de livros e CD’s do Projeto Espantaxim. 


Na cerimônia de entrega do VI Prêmio Espantaxim todos os premiados, vencedores e selecionados, receberão três exemplares da VI Antologia e também o exclusivo boneco do personagem Espantaxim - mascote do Prêmio.


A esperada cerimônia de premiação será no dia 04 de dezembro, domingo, às 15h, no grande Teatro Gazeta, em São Paulo (SP). 


Todas as informações sobre o Prêmio Espantaxim 2020/21 e a a relação completa de nomes, escolas, cidades e Estados dos premiados pode ser consultada neste link.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑