Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

A música como pedido de socorro da Amazônia


 A música amazônica como o grito das matas, a cultura como a ferramenta para a defesa das florestas, da terra. É assim que o músico, compositor e produtor paraense Silvan Galvão se tornou uma referência de ativismo em proteção a Amazônia. O artista acaba de lançar o EP "Mãe Amazônia", que já está nas plataformas digitais, e apresenta nas canções, a Amazônia mais profunda e que pede socorro.


Ela é mãe e cuida dos filhos / Que protege, abriga, alimenta / Só ela tem o poder pra o clima equilibrar / Pra terra sobreviver / Pra vida continuar. Amazônia, guardiã das cores / Tuas águas, teus rios voadores / Não deixa o mundo aquecer / Mas querem te derrubar / Nós vamos te proteger / Pra vida não acabar / Amazônia de Pé. Esses são versos da canção Mãe Amazônia, de Pé, que faz parte do repertório. Outra faixa desse trabalho é Kwá Yãné Rẽdawa - Esse é o nosso lugar, um manifesto poético em homenagem à Amazônia, que contou com a participação de artistas dos sete estados da Amazônia Legal. Do Pará, Silvan Galvão e Nilson Chaves, autores e intérpretes, o compositor da letra, Joãozinho Gomes, e a atriz Dira Paes, interpretando um poema. Do Amapá, a cantora Patrícia Bastos; Graça Gomes é a sonoridade do Acre; o Amazonas é representado pela artista Ellen Fernandes; a cantora Euterpe é a voz de Roraima; Bado representa Rondônia; e Genésio Tocantins fala de seu estado. Passado e Futuro e Amazon Mother, completam o álbum autoral.


A manifestação em defesa ao ecossistema que é fundamental para todo o planeta, não pode se limitar ao mês de setembro(mês da Amazônia). Para Silvan, “o mundo está falando da Amazônia, mas é preciso escutar a Amazônia. Quem aqui vive, quem tem uma relação mais profunda com esse lugar, entende a Amazônia muito além do bioma”. E finaliza, “A voz da Amazônia, são seus povos. A arte, a música, além de serem nossa forma de expressar a beleza desse lugar, é também é também uma forma de pedir socorro.” Nesse momento, Silvan prepara outros projetos, como os shows pelo Brasil, vivências sobre o carimbó, rodas de saberes amazônicos, entre outras atividades que levam para cada canto do país, um pouco sobre a cultura do norte do país.


 


UM POUCO SOBRE SILVAN GALVÃO


Cantor, compositor, percussionista, banjista e mestre de carimbó, Silvan apresenta nos palcos um trabalho autoral que explora, um panorama de ritmos da cultura popular da Amazônia, tanto em formações instrumentais contemporâneas (com bateria, guitarra e baixo), quanto em formação “pau e corda” (banjo, percussão e sopro). Sua discografia do artista inicia com o CD "Segredos Amazônicos", (2013), “Tambores que Cantam”(2016), "Silvan Galvão em Alter do Chão" (2017), “Silvan Galvão e Carimbloco” (2018) e “Família Galvão” (2021) ao lado de seus filhos Estefane, Paulo e Kaique Galvão. Em 2018, Silvan Galvão foi premiado no Edital “Prêmio Culturas Populares / Ministério da Cultura”, na categoria Mestre de Cultura Popular, por sua atuação com o carimbó na região sudeste. Em 2019, Silvan foi selecionado pelo Programa Ibermúsicas, para circular com sua oficina de carimbó, por universidades, museus e centros culturais da Argentina e do Chile. Silvan Galvão é autor de canções em parceria com grandes compositores da Amazônia, como Nilson Chaves, Joãozinho Gomes, Ronaldo Silva e Junior Soares, uma de suas marcas é levar suas parcerias para o palco, promovendo duetos não só com seus parceiros de composição, mas também com artistas como: Xangai, Patricia Bastos, Pinduca, Mestre Solano e do grande violonista Sebastião Tapajós.


Para conhecer, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=mEn7H-Hc1NQ

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑