Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Ampliação de agroindústria de frutas impulsiona agricultura em Itaberaba

 


Ampliação de agroindústria de frutas impulsiona agricultura familiar em Itaberaba


Abacaxi, jaca, banana, manga, mix de frutas e citrus desidratados. Esses e outros produtos da agricultura familiar já são destaque em diversos espaços de comercialização, graças à produção de mais de 116 agricultores familiares da Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrialização (Coopaita), localizada no município de Itaberaba.  


Essa produção foi qualificada com a ampliação da Unidade de Produção de Frutas Desidratadas, Liofilizadas e de Barra de Cereais da cooperativa, inaugurada neste sábado (22). O investimento é da ordem de R$ 3 milhões, via Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. 


“Antes, estávamos limitados a uma câmara fria pequena. A gente tinha produto na época de safra, mas não tínhamos como fazer o processo. E, hoje, com a ampliação, a gente poderá produzir três vezes mais, porque, além dos novos equipamentos, a gente adquiriu mais duas câmaras frias maiores, que vão dar o suporte necessário por conta da nossa produção sazonal”, explicou o presidente da Coopaita, Aderval Queiroz. Ele comentou ainda sobre a renda dos cooperados que, hoje, gira em torno de mais de um salário mínimo e da possibilidade de lançamento de novos produtos com a chegada de um maquinário utilizado na liofilização das frutas.  



“A liofilização é um método de desidratação também, só que com uma tecnologia muito mais avançada, em que a água é retirada do produto por sublimação. Com isso, nós vamos aumentar a quantidade de produtos disponíveis para os consumidores e fazer um aproveitamento maior dos frutos de todos os cooperados”, observou a responsável técnica da Coopaita, Mariane Macedo.  


Quem já está com o sorriso no rosto são os agricultores familiares. Sidnei Queiroz é um deles. “Com essa alavancada, vamos fazer crescer a produção do abacaxi de Itaberaba. Os novos equipamentos, como o liofilizador, a câmara fria e os novos fornos, vão nos dar um grande suporte.”  


Com a ampliação, a Coopaita passa a ter novos equipamentos, uma nova loja da fábrica e um novo escritório administrativo. No Âmbito do edital do Bahia Produtiva estão sendo executadas ações como o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), para a melhoria da produção no campo e a assistência também na área gestão comercial para viabilizar o acesso aos mercados.  


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑