Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Crianças e adolescentes vêm se destacando em competições de jiu jitsu

 


Crianças e adolescentes atendidos pela Cidade da Luz vêm se destacando em competições de jiu jitsu

Com 44 anos de existência desde a fundação do seu primeiro núcleo, a Cidade da Luz mantém-se no compromisso contínuo em atender pessoas em maior vulnerabilidade social. E desta intensa movimentação não podiam faltar ações educativas e lúdicas voltadas para crianças e adolescentes, principalmente para os que são atendidos pelo Centro de Cultura e Arte Pai João (CCAPJ). E é nesse contexto de Dia da Criança que a instituição está comemorando as vitórias desta turminha no Circuito de Jiu Jitsu Bahia Bjj Pro -Nogi (Etapa Lauro de Freitas), realizado em setembro. Na competição, Samara Júlia da Silva Santos (11) e Simão Juan da Silva Muñoz (15) conquistaram medalhas de ouro na modalidade e Luan Rick dos Santos Ferreira (11) alcançou a de prata.


Para o professor e voluntário Elder Macedo de Almeida, que auxilia crianças e adolescentes com aulas de jiu jitsu duas vezes por semana, os alunos podem desenvolver suas habilidades no esporte, gerando com isso a integração como grupo, o sentimento de auto realização ao aprender novas técnicas, nas mudanças de faixas e nas vitórias adquiridas em competições. “O Jiu-Jitsu incentiva o respeito, a disciplina e o ensino-ritual tão necessários na contemporaneidade, promovendo mudança no sentido do bem agir, da cortesia, da lealdade e outros valores positivos que devem ser a marca principal de um lutador na sociedade e no esporte”, afirma. 


“A Cidade da Luz, através dos cursos e oficinas promovidos pelo Centro de Cultura e Arte Pai Joāo, está contribuindo para o desenvolvimento da autonomia pessoal, social e comunitária de alunos e seus familiares em situação de vulnerabilidade social, através de vivências, ações socioeducativas e artístico-culturais, voltadas para o desenvolvimento de potencialidades e aquisições progressivas, de acordo com o ciclo de vida”, celebra Eliana Menezes, coordenadora do CCAPJ. De acordo com ela, o núcleo oferece oficinas gratuitas de hip hop, ballet, capoeira e jiu jitsu (05 a 21 anos); oficinas de beleza-cabeleireiro; ginástica para mães (18 a 80 anos); cãoterapia (05 a 12 anos); além de cursos em parceria com o SESC (14 a 80 anos). 


Como a instituição não tem fins lucrativos, os diversos projetos são mantidos através de doação. Ao longo do ano, também são realizados eventos para arrecadação de recursos, tais como sorteios, bazares, jantares, dentre outros. Na Casa, há ainda o Espaço Renoir, que expõe obras mediúnicas, telas e esculturas produzidas por José Medrado e o Brechó da Luz. O valor arrecadado com a venda destes itens é totalmente destinado às obras assistenciais desenvolvidas pela Casa. Para fazer doações, acesse https://www.cidadedaluz.com.br/

 


*Cidade da Luz e seus projetos:* 


*Centro de Cultura e Arte Pai João:* No Centro de Cultura e Arte Pai João, são realizadas ações socioeducativas e culturais, com o objetivo de incentivar a socialização e a convivência comunitária, desenvolvimento de capacidades e potencialidades, além de promover atividades em grupos com finalidade de garantir aquisições progressivas, de acordo com o ciclo de vida. O centro oferece oficinas gratuitas de hip hop, ballet, capoeira e jiu jitsu (05 a 21 anos); oficinas de beleza-cabeleireiro; ginástica para mães (18 a 80 anos); cãoterapia (05 a 12 anos); além de cursos em parceria com o SESC (14 a 80 anos).


 


*Escola Carlos Murion:* Nas instalações do complexo Cidade da Luz, também funciona, desde 2004, em parceria com a Prefeitura de Salvador, a Escola Municipal Carlos Murion - nome de um dos mentores espirituais da instituição, frei Carlos Murion. A unidade educacional funciona nos turnos matutino e vespertino, com Educação Infantil e Ensino Fundamental, dispondo de sete salas de aula, uma sala multiuso (leitura, laboratório de informática etc.), uma sala de diretoria e uma secretaria, além de sanitários masculino e feminino e cozinha. Possui amplo espaço externo para recreação dos alunos, incluindo uma quadra poliesportiva. A instituição tem capacidade para 300 estudantes. A Escola participa do Projeto Viver Pituaçu na Cidade da Luz - oferecido pela própria Casa.


 


*Ambulatório Dr. Bezerra de Menezes:* Inaugurado em 2001, oferece assistência gratuita para a população carente. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde, e aos sábados pela manhã, mediante consulta com hora marcada, o que é feito na própria instituição ou por telefone. Com gabinetes modernamente equipados, conta com oftalmoscópio, retinoscópio, lensômetro, tonômetro, cadeira ginecológica, eletrocolposcópio, eletrocauterizador, eletrocardiógrafo, negatoscópio, além da aparelhagem convencional. As especialidades atendidas são Angiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Geral, Dermatologia, Fonoaudiologia, Gastrohepatologia, Geriatria, Ginecologia / Obstetrícia, Mastologia, Neurologia, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Urologia e Fisioterapia.


 


*Caravana Fraterna Carlos Murion e o Grupo de Assistência Chico Xavier:* Visam dar assistência a pessoas em situação de risco social, através de voluntários, bem como a outras instituições (abrigos e asilos), oferecendo encaminhamento médico e odontológico no ambulatório Dr. Bezerra de Menezes. Faz distribuições de lanches, cestas básicas, agasalhos, medicamentos sob prescrição médica, higiene corporal, roupas de cama, calçados, utensílios domésticos, eletroeletrônicos, dentre outros. Membros do MORHAN e da APALBA, respectivamente, portadores de hanseníase e albinismo, são acompanhados de forma continuada pela Caravana, com a oferta de alimentos, medicações e apoio emocional. Além disso, as ações promovem encontros amigos em datas comemorativas, a exemplo da ceia natalina que ocorre no dia 24 de dezembro, quando reúne cerca de 350 assistidos, os quais recebem presentes, participam de sorteios e outras brincadeiras, com animadores e músicos profissionais.


 


*Núcleo de Psicologia Pablo Duran:* Oferece atendimento psicológico a pessoas de baixa renda, contando com psicólogos voluntários.




0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑