Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 22 de outubro de 2022

Dia Nacional de Valorização da Família chama atenção para a importância da educação parental


 Na data comemorativa, o MMFDH divulga os cursos da Escola Nacional da Família que abordam estratégias para fortalecer os vínculos familiares

 

Dia Nacional de Valorização da Família chama atenção para a importância da educação parental

Seis cursos totalmente gratuitos estão disponíveis na Escola Nacional da Família, além de artigos, vídeos, dicas de filmes, livros e atividades (Foto: Divulgação / Bando de Imagens)


No Dia Nacional de Valorização da Família, celebrado nesta sexta-feira (21), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulga os cursos da Escola Nacional da Família, que proporcionam a formação para pais, responsáveis e profissionais interessados na temática familiar e na educação parental. Além dos cursos, também estão disponíveis na Escola materiais como artigos, vídeos, dicas de filmes, livros e atividades para serem realizadas em família. 


"A formação aliada ao entendimento de que os vínculos familiares impulsionam o bem-estar de cada indivíduo é um dos nossos nortes. Nesse caminho, contribuímos para a construção de uma trajetória livre, digna e fraterna", frisa a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto.


Para a titular da Secretaria Nacional da Família (SNF/MMFDH), Angela Gandra, o núcleo familiar precisa ser prestigiado a cada dia. “Acreditamos que uma família fortalecida é o caminho mais curto para a formação de um cidadão consciente de seus direitos e seus deveres. A Escola Nacional da Família foi instituída para promover o fortalecimento dos vínculos familiares, tão importantes para a prevenção de fatores de risco, como o uso de drogas, a violência doméstica e o abandono”, ressaltou. 


O Dia Nacional de Valorização da Família foi instituído pela Lei 12.647/12, data comemorada anualmente no dia 21 de outubro com o propósito de dar visibilidade ao importante papel da família na sociedade.  


Conheça os cursos da Escola Nacional da Família 


Capacitação para facilitadores do Famílias Fortes 


Famílias Fortes é um programa de fortalecimento de vínculos familiares que busca promover o bem-estar dos membros da família, a prevenção do comportamento de risco e o desenvolvimento de habilidades parentais e socioemocionais para o fortalecimento de vínculos familiares. 


O curso objetiva capacitar indivíduos para atuar como articuladores e facilitadores do Famílias Fortes, oferecendo conhecimentos acerca do tema da prevenção em saúde mental e dos comportamentos de risco. 


Reconecte - A Família e as Tecnologias Digitais


Com o objetivo de fortalecer vínculos familiares por meio do uso adequado da tecnologia, o curso está dividido em cinco módulos, com conteúdo diferenciado, mas que se convergem, além das atividades de fixação a cada tópico estudado. Trata- se de uma capacitação destinada aos Aplicadores das Oficinas Reconecte e a quem se interessar em fortalecer vínculos familiares por meio do uso saudável das novas tecnologias, tendo como intuito o fornecimento de um acesso mais amplo ao conhecimento científico às famílias e à população em geral, a respeito do uso de recursos tecnológicos de maneira inteligente, abordando aspectos sociais, educacionais e de saúde física e psíquica.


 Projeto-piloto Família na Escola


O projeto-piloto visa promover a parceria entre a família e a escola, por meio de ações conjuntas de formação das habilidades parentais, de incentivo ao acompanhamento das atividades escolares dos filhos e de garantia dos direitos da criança. O curso está dividido em quatro módulos teóricos com atividades práticas para o cursista realizar e um quinto módulo que consiste em um guia prático dos módulos antecessores.


Noções Introdutórias em Equilíbrio Trabalho-Família


Desenvolvido com o objetivo de fomentar o equilíbrio entre responsabilidades familiares e profissionais no Brasil, já que um dos grandes desafios da sociedade contemporânea é administrar o tempo de forma equilibrada na relação entre trabalho e família. O curso ensina a entender como o papel central do trabalho e família se deu ao longo da história e vem se modificando de acordo com as próprias interações sociais do indivíduo. São repassadas boas práticas organizacionais de equilíbrio que ajudarão a conjugar esses dois lados importantes das vidas de tantas pessoas.


A Promoção da Saúde pela Família: desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas


O curso está dividido em cinco partes, com conteúdos que vão dando continuidade entre si, além das atividades de fixação ao longo dos tópicos estudados. Trata-se de um curso elaborado para as famílias e seus componentes, tendo como intuito conscientizar as famílias para serem um espaço de promoção de saúde mental por meio do fortalecimento dos vínculos familiares, buscando prevenir o sofrimento emocional e a violência autoprovocada. 


Casar é legal: preparação para o casamento civil


Os interessados em se casar encontrarão nesse curso as informações jurídicas necessárias para a compreensão do casamento, das formalidades e dos efeitos jurídicos, do regime de bens entre os cônjuges, dos direitos e deveres conjugais, do poder familiar sobre os filhos e das formas de sua dissolução. Em sete unidades, apresentam-se a definição e a relevância do ato, além de trazer esclarecimentos específicos sobre o casamento e a família, o exercício da parentalidade, a comunicação no casamento e a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica. 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑