Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 15 de outubro de 2022

Educação: Estudantes de Salvador participam de seletivas internacionais de olimpíada internacional


 Estudantes de Salvador participam de seletivas internacionais de olimpíada internacional


Alunos dos ensinos fundamental e médio foram selecionados após alto rendimento na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizado em maio deste ano. 


Cinco estudantes baianos dos ensinos fundamental e médio vão participar de seletivas para as olimpíadas internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), marcados para 2023. Os alunos selecionados foram aqueles com alto rendimento na 25ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizado em maio deste ano. 


Ao todo, os estudantes baianos selecionados para essa nova fase vão fazer três provas online, nesta sexta-feira (14/10), 25 de novembro e 16 de dezembro, e vão competir contra representantes de outros estados do Brasil. Após essa fase, que vai durar três meses, os 150 alunos com as melhores notas vão fazer uma última avaliação, que vai definir os 40 que vão disputar as olimpíadas no exterior. 


“Esses 40 alunos selecionados serão submetidos pela organização do evento a treinamentos intensivos à distância. Por fim, serão reunidos e divididos em duas equipes com 20 integrantes. Cada time vai fazer uma olimpíada”, detalha a professora de química da 2ª série do ensino médio e coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza do Colégio Portinari, Sandra Guimarães. 


Nesta nova fase, os alunos vão se deparar com assuntos relacionados ao sol, lua, exploração espacial, planetas, exoplanetas e outros temas relevantes da astronomia. A última edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) ocorreu em 2018, na China. Já a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) de 2021 ocorreu no Peru, e premiou cinco estudantes brasileiros com a medalha de ouro. A Bahia nunca chegou à fase final. 


Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira – SAB em parceria com a Agência Espacial Brasileira – AEB, a OBA foi criada em 1998 e tem como objetivo difundir entre os jovens o interesse pela Astronomia, Astronáutica e Ciências afins. Dividido em quatro níveis, de acordo com as séries dos participantes, o projeto reúne alunos do 1º ano do ensino fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Outras informações estão disponíveis no site oficial www.oba.org.br. 


Alunos selecionados para as seletivas internacionais


Matheus de Souza - 13 anos;


Ingrid Sena - 16 anos;


Kauan Costa - 17 anos;


Milena Santos - 15 anos;


Vitor Barbosa - 15 anos. 


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑