Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 9 de outubro de 2022

Em nove meses, 20 pessoas são conduzidas à delegacia por furto de energia na Bahia



Em nove meses, 20 pessoas são conduzidas à delegacia por furto de energia na Bahia

 

Em decisão recente, TJ-BA aumentou a pena de dois infratores para até quatro anos de reclusão

 

 

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena que pode chegar a oito anos de reclusão. Para combater esta prática, a Neoenergia Coelba realizou 94 operações com apoio policial na Bahia nos nove primeiros meses do ano, resultando na condução de 20 pessoas à delegacia. Os responsáveis pelas unidades flagradas com ligações clandestinas responderão a inquérito para apurar a conduta praticada.

 

Reforçando a importância do combate a esta prática, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aumentou a pena aplicada a duas pessoas nesta semana, atendendo a recurso da Neoenergia Coelba. A primeira teve condenação elevada a três anos e sete meses – antes era de dois anos e quatro meses, e a segunda precisará cumprir pena de quatro anos e dois meses – antes era de dois anos e nove meses.

 

“A decisão proferida pelo Tribunal de Justiça da Bahia reconhece a gravidade do delito de furto de energia, aumentando a pena dos condenados. Trata-se de delito que, além do aspecto patrimonial, coloca em risco a própria higidez da distribuição de energia elétrica, a vida e a integridade das pessoas, considerando que as ligações clandestinas envolvem, naturalmente, um perigo à comunidade. A Neoenergia Coelba seguirá noticiando à polícia todos os furtos que forem identificados, a fim de que os autores sejam punidos pelo Poder Judiciário”, destacou a gerente do Departamento Jurídico da Neoenergia Coelba, Maria Helena Farias.

 

Além de crime, as ligações clandestinas geram riscos à população, pois são realizadas por profissionais sem a qualificação necessária para realizar o serviço, não seguindo as normas técnicas de segurança. A prática também prejudica o fornecimento de energia devido ao aumento indevido e não dimensionado de carga na rede elétrica.

 

“Nós temos uma ação contínua de combate ao furto de energia em toda a Bahia. Nossos técnicos trabalham diariamente inspecionando unidades com possíveis fraudes e removendo essas ligações irregulares, que causam uma série de prejuízos para toda a sociedade. Esta decisão reforça que esta prática é criminosa e quem a comete sofrerá as punições previstas na lei. Em muitos casos, inclusive, as ações são realizadas em parceria com a polícia que identifica o crime em flagrante”, destacou o gerente de Recuperação da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.

 

Denúncias

O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba (www.neoenergiacoelba.com.br) na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade. 

 

Sobre a Neoenergia Coelba - A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes). 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑