Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 9 de outubro de 2022

Entenda qual o problema das dietas restritivas

 


*Entenda qual o problema das dietas restritivas*


_Nutricionista explica como restrições alimentares podem ser um problema quando não acompanhadas por um profissional_


As dietas restritivas são aquelas nas quais um alimento ou grupo de alimentos não deve fazer parte da alimentação de um indivíduo. Elas são, nessa situação, importantes para restabelecer a saúde ou mesmo evitar que o indivíduo adoeça. Nesse sentido, são ações nutricionais terapêuticas e são positivas. O problema ocorre quando a pessoa resolve, por conta própria, sem orientação de um nutricionista (e muitas vezes por querer emagrecer de forma rápida), retirar da dieta um alimento ou grupo de alimentos específicos.


Restringir alimentos pode comprometer a saúde, além de trazer consequências para o crescimento e o desenvolvimento normal e necessário para o corpo. “Se uma pessoa é saudável, a dieta deve conter todos os grupos de alimentos. Claro que existem preferências alimentares que devem ser respeitadas”, explica a professora do curso de Nutrição da UNINASSAU, Ruth Lima.


É preciso entender que quanto mais alimentos a pessoa exclui, mais nutrientes podem estar indo embora de seu corpo. “Se você exclui alimentos ricos em carboidratos (como pães e massas), você pode não fornecer energia suficiente para realizar as atividades diárias, e alguma atividade física. Se você resolver não comer mais carnes vermelhas, vitaminas e minerais importantes podem vir a faltar. Se exclui leite, cálcio e proteína de alto valor biológico, faltarão para a modelação óssea e para a síntese de proteínas”, complementa a professora.


Cortar carboidratos pode gerar emagrecimento, mas também pode fazer o indivíduo ficar cansado, com raiva, sem muita concentração e o corpo pode reagir ainda com tontura. “Dá pra emagrecer sem restringir. A grande questão para se perder peso é provocar um déficit de energia para seu corpo buscar na reserva corporal a energia que está faltando. Para se fazer isso, reduzimos a ingestão de TODOS os alimentos que são fontes de energia. Não há necessidade de excluir, e sim reduzir”, conclui Ruth.


É importante lembrar que o acompanhamento de um nutricionista é essencial quando se deseja mudar uma dieta e/ou excluir certos tipos de alimentos. Além disso, aliar uma alimentação equilibrada à prática de atividade física é o que resulta em uma perda de peso sem sofrimentos, basta investir tempo, paciência e disciplina para alcançar o resultado.


(Sugestão de imagem retirada do site Freepik)

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑