Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Grafiteiros levam arte e cores às pilastras do metrô baiano na Bonocô


 A ação, promovida pela CCR Metrô Bahia, começa nesta segunda-feira, dia 31, com uma homenagem à Rainha Dandara, proposta pelo arte-educador Dennis Sena


A partir desta segunda-feira, dia 31, dez pilastras que dão sustentação aos trilhos do metrô baiano na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô) vão receber a arte e pinturas de grafite inéditas sobre o tema Diversidade e Inclusão. A ação pioneira, realizada pela CCR Metrô Bahia, selecionou por meio de edital dez artistas para grafitar, cada um, uma pilastra da Avenida Bonocô. Todo o trabalho artístico vai acontecer até o final de novembro, sendo uma pilastra grafitada por vez, transformando a avenida em grande espaço de arte aberta de Salvador.

 

A primeira obra será feita pelo artista visual, arte-educador e graduando em Pedagogia, Dennis Sena. Ele vai homenagear Dandara, mulher negra símbolo de luta pela igualdade racial e identidade. "A homenagem à Rainha Dandara traduz a representatividade nas questões de gênero, ancestralidade, política, justiça, afeto, liberdade e beleza da mulher afro-brasileira", disse o artista em sua apresentação.

 

As obras foram planejadas especialmente para cobrir toda a superfície destinada (cerca de 8 metros de altura e 41,65 m² de área total). "Esses artistas vão trazer a sua arte e mais vida para a nossa cidade! Essa é uma ação muito importante para nós e que está totalmente alinhada com o nosso compromisso de fomentar o trabalho de artistas baianos e com o desenvolvimento de ações de promoção da Diversidade e Inclusão, deixando também a cidade de Salvador ainda mais bonita", explica Luana Xavier, analista de Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia.


A concessionária vai disponibilizar, gratuitamente, para os selecionados a Plataforma de Trabalho Aéreo – PTA – com acompanhamento integral de operador, os EPIs de segurança e treinamento de NR 35 – específico para trabalho em altura. Após a execução do projeto, cada artista vai receber um prêmio no valor de R$ 7 mil.


Serviço

O quê: Grafite nas pilastras de sustentação do metrô baiano na Bonocô

Quando: A partir do dia 31 de outubro

Onde: Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô)


Confira a lista dos artistas selecionados em ordem alfabética: Denis Sena Rocha, Flávio Côrtes da Costa, Isabela Pita Rocha Xavier, Isabela Seifarth Miranda, Isadora Ramos Furlan, Lean Souza Santos, Marcos da Silva Costa, Raphael Silva Ribeiro, Samuel Silva dos Santos e Tarcio Renan Vasconcelos Moreira.

 

Sobre o Edital

As inscrições para o Edital de Grafite ficaram abertas entre os dias 13 e 31 de julho. Os artistas interessados em participar da seleção se inscreveram gratuitamente de forma online. Entre as informações e documentos requeridos estavam a proposta de trabalho e um croqui em folha A3 ou A4 e/ou digital. A análise dos projetos foi realizada por uma comissão de curadoria formada por sete colaboradores da CCR Metrô Bahia e Grupo CCR, que considerou critérios como a utilização do espaço, criatividade e originalidade, entre outros definidos no Edital.

 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑