Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Hipertensão ocular sem controle pode evoluir para glaucoma

 

Foto Salvador Notícias/Todos os Direitos Reservados

A hipertensão ocular é o aumento da pressão de dentro do olho (PIO). A condição ocorre quando há alterações na produção e na drenagem do líquido que preenche o globo ocular, chamado de humor aquoso.


Embora o aumento da PIO seja o principal fator de risco para o glaucoma, nem todas as pessoas com hipertensão ocular irão evoluir para o glaucoma.

Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista especialista em glaucoma, a hipertensão ocular é uma patologia distinta do glaucoma.


"Embora a pressão intraocular esteja aumentada, a pessoa não apresenta lesões no nervo óptico. Por outro lado, são pacientes que devem ser acompanhados de perto devido ao risco aumentado de evoluir para o glaucoma”.


Hipertensão ocular é quase sempre descoberta em consultas de rotina

Infelizmente, na maioria dos casos a hipertensão ocular não causa sintomas. Em geral, o aumento da PIO é descoberto pelo oftalmologista nas consultas de rotina.


“Em olhos saudáveis, os níveis da pressão intraocular ficam entre 10 e 20 mmHg (milímetros de mercúrio). Acima de 21 mmHg, já se considera uma situação suspeita de hipertensão ocular. Quando esse aumento está associado a danos no nervo óptico, o diagnóstico é de glaucoma”, explica Dra. Maria Beatriz.


“É importante dizer que há pessoas com hipertensão ocular que nunca vão evoluir para um glaucoma, principalmente aqueles pacientes com córneas mais grossas. Por outro lado, quando há certos fatores de risco presentes, a chance de ocorrer lesões no nervo óptico aumenta bastante. Os principais são histórico familiar de glaucoma, córnea fina e nível de pressão acima de 25 mmHg”, reforça a oftalmologista.


Tratamento da hipertensão ocular deve ser individualizado

O tratamento da hipertensão ocular depende de vários fatores. De qualquer maneira, quem tem esse diagnóstico deve ser acompanhado regularmente pelo oftalmologista. Em geral, opta-se por usar colírios para reduzir a PIO.


“Lembrando que podemos também realizar um procedimento a laser para melhorar a drenagem do humor aquoso, a trabeculoplastia seletiva à laser ( SLT).”, comenta Dra. Maria Beatriz.


Prevenção

Uma das principais formas de prevenir o aumento da pressão intraocular é consultar o oftalmologista regularmente, principalmente depois dos 40 anos ou ainda antes disso quando há histórico familiar de glaucoma e outros fatores de risco.


“É importante também evitar a automedicação, especialmente com medicamentos à base de corticoides. Os traumas oculares também podem ser prevenidos com a adoção de medidas de segurança, de acordo com o tipo de atividade. Um exemplo é usar óculos de proteção em atividades esportivas que envolvam bolas menores, como o beach tennis”, finaliza Dra. Maria Beatriz.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑