Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Hospital Municipal leva serviços de ultrassonografia mamária para mulheres


 Em alusão ao outubro rosa, o Hospital Municipal de Salvador (HMS) ampliou a oferta dos serviços e exames para mulheres neste mês. Na unidade, localizada em Cajazeiras, estão sendo ofertadas desde o início do mês, exames de ultrassonografia da mama e transvaginal. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).


Os atendimentos, com agendamentos frutos de encaminhamento através da Atenção Primária à Saúde (APS), estão sendo realizados todas às quintas-feiras de outubro. Com a ampliação dos serviços já realizados no hospital, foram ofertadas mais 100 vagas, sendo 50 para transvaginal e 50 para ultrassonografia mamária.


“Estamos ampliando a oferta desses procedimentos voltados para o público feminino no Hospital Municipal de Salvador para facilitar ainda mais o acesso das mulheres soteropolitanas às intervenções especializadas. Essa é mais uma das inúmeras iniciativas da Prefeitura para garantir a promoção à saúde da nossa população”, explicou Decio Martins, titular da Saúde de Salvador.


De acordo com o diretor-geral do HMS, Gustavo Mettig, a iniciativa garantirá um incremento significativo de atendimentos voltados para mulher na unidade hospitalar.


“Já possuímos um número expressivo de atendimentos durante todo o ano aqui no hospital. Nesse período, que marca o mês de conscientização sobre o câncer de mama, aumentamos o número de vagas com o intuito de incentivar, chamar a atenção e promover o autocuidado”, disse Gustavo Mettig.


A cada quinta de outubro, 25 mulheres é atendida na unidade hospitalar. O exame sai no mesmo dia sob acompanhamento e orientação de profissionais médicos.


Diagnosticada com um nódulo no ano passado, a atendente Priscila de Almeida, de 33 anos, realizou o exame de ultrassonografia na unidade. Ela reforça a importância do acompanhamento médico. “Realizei mais um exame, foi bastante tranquilo. Quanto mais rápido for diagnosticado alguma anormalidade, mais rápido será a chance de ser tratado”.


A dona de casa, Ozana de Jesus, de 42 anos, buscou o serviço para acompanhamento de rotina. A moradora de Cajazeiras conscientiza e incentiva outras mulheres a realizarem os exames da mama.


“É preciso se cuidar Muitas das vezes nos tornamos donas de casa, conseguimos tempo para tudo, menos para cuidar de nós mesmo. Precisamos passar a nos olhar com mais carinho e mais amor, vamos se cuidar”, relembrou.


Orientação – A médica ginecologista e especialista em ultrassonografia do HSM, Paula Figueiredo, orienta e reforça a população para realizar os exames periodicamente. “Qualquer mulher pode realizar o autoexame através do toque pelo menos uma vez ao mês, seja no pós-menstruação ou a paciente que não menstrua mais, mas, que marque pelo menos o período de intervalo a cada mês”.


A especialista sinaliza que o autoexame preferencialmente pode ser realizado no banho. “Durante o banho, a mulher, enquanto estiver passando e deslizando o sabonete, pode verificar alguma alteração. É importante que a mulher conheça a sua mama para percepção de algo incomum nela”.


Serviço – Além do HSM, nos Multicentros de Salvador estão sendo realizadas consultas com especialistas: ginecologia, cardiologia, endocrinologia, mastologista, USG Transvaginal, mamário, pélvico, além de diversos exames e consultas. Os atendimentos começaram a partir da 2ª quinzena de outubro e se estenderão até o final da 1ª quinzena de novembro.


CONTATO

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑