Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Hospital Municipal reforça oferta de ultrassonografia mamária para mulheres


 Fotos: Jefferson Peixoto/Secom

O Hospital Municipal de Salvador (HMS) ampliou a oferta dos serviços e exames para mulheres neste Outubro Rosa. Na unidade, localizada em Cajazeiras, estão sendo realizados, desde o início do mês, exames de ultrassonografia da mama e transvaginal. São 50 vagas a mais para cada especialidade. O resultado do exame sai no mesmo dia, sob acompanhamento e orientação dos médicos.

Os atendimentos acontecem todas as quintas-feiras deste mês, às pacientes encaminhadas pelos postos da Atenção Primária à Saúde (APS). “Estamos ampliando a oferta desses procedimentos voltados para o público feminino, no Hospital Municipal de Salvador, para facilitar o acesso das mulheres soteropolitanas às intervenções especializadas. Essa é mais uma das várias iniciativas da Prefeitura, para garantir a promoção à saúde da nossa população”, explicou Decio Martins, titular da Saúde de Salvador.

De acordo com o diretor-geral do HMS, Gustavo Mettig, a iniciativa permite um incremento significativo de atendimentos, voltados para a mulher, na unidade hospitalar. “Há um número expressivo de atendimentos durante todo o ano aqui no hospital. Nesse período, que marca o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o número de vagas aumenta, com o intuito de incentivar, chamar a atenção e promover o autocuidado”, disse.

Diagnosticada com um nódulo no ano passado, a atendente Priscila de Almeida, de 33 anos, realizou o exame de ultrassonografia na unidade. “Foi bastante tranquilo. Quanto mais rápido for diagnosticada alguma anormalidade, mais rápido será o tratamento e maior a chance de ser curada”.

A dona de casa Ozana de Jesus, de 42 anos, buscou o serviço para acompanhamento de rotina. Moradora de Cajazeiras, ela incentiva outras mulheres a realizarem os exames da mama. “É preciso se cuidar. Muitas vezes nos tornamos donas de casa, conseguimos tempo para tudo, menos para cuidar de nós mesmas. Precisamos passar a nos olhar com mais carinho e amor”, relembrou.

Orientação – A médica ginecologista e especialista em ultrassonografia do HSM, Paula Figueiredo, orienta e reforça a população para realizar os exames periodicamente. “Qualquer mulher pode realizar o autoexame de toque, pelo menos uma vez ao mês a cada mês”.

A especialista sugere que o autoexame, preferencialmente, seja realizado no banho. “Nesse momento, a mulher, enquanto estiver passando o sabonete, pode verificar alguma alteração. É importante que a mulher conheça a sua mama, para percepção de algo incomum nela”.

Multicentros – Além do HSM, nos multicentros de Salvador estão sendo realizadas consultas com especialistas em ginecologia, cardiologia, endocrinologia, mastologista, USG Transvaginal, mamária e pélvica, além de diversos exames e consultas. Os atendimentos começaram na segunda quinzena de outubro e se estenderão até o final da primeira quinzena de novembro.

  

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑