Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Mês das Crianças:10 Dicas de atividades que ensinam os pequenos sobre organização

 Especialista em organização e desapego ensina pais a trazerem os filhos para dentro de atividades consideradas 'chatas' pelas crianças




Quem já disse a famosa frase para seus filhos: “Terminou de brincar? Agora é hora de arrumar.” Ela quase sempre vem seguida de um sonoro “Ahhhh...” ou um “Que chato”. A verdade é que ainda existe um grande peso quando se trata do tema ‘arrumar’. No entanto, além de muito importante na formação das crianças, pode ser divertido, inclusivo e positivo para os pequenos. Essa ‘mágica’ pode – e deve – começar desde muito cedo na vida dos nossos filhos e só requer um pouco de persistência para ser colocada em prática.



A personal organizer especialista em desapego e bem-estar Nalini Grinkraut listou algumas técnicas e práticas de fácil acesso que vão ajudar os pais a estabelecerem uma relação mais próxima dos filhos com a arrumação que irão trazer benefícios para o convívio e na energia da casa:


 


1 - Chame as crianças para ajudar em tarefas simples e coisas que elas gostam de fazer. Não comece lhes pedindo coisas que elas já não gostam muito, pois isto poderá gerar uma resistência maior.


 


2 - Valorize a ajuda delas! Crianças costumam ficar muito felizes quando se sentem encorajadas, úteis e valorizadas.


 


3 - Aumente gradativamente as tarefas das crianças de acordo com a sua idade. No decorrer do desenvolvimento ela se tornará mais independente e irá adquirir uma maior autonomia, o que poderá levá-la a assumir mais responsabilidades dentro de sua casa.


 


4 - Seja o exemplo. É muito importante que seu filho também o veja fazendo as atividades. As crianças aprendem muito mais com a forma que nos comportamos e agimos, do que com o que falamos.


 


5 - Procure fazer dessas atividades algo natural. Muita gente trata “arrumar a cama” como se fosse um evento extraordinário. Devolver um objeto para o lugar, lavar louça, jogar a roupa suja no cesto não podem ser encarados como grandes eventos. Se você tratá-las como parte da sua rotina, assim como você escova os dentes, tudo passa a ser muito mais simples.


 


6 - Crie rotinas de organização quando seu filho finalizar as atividades. Desde pequenos eles já conseguem ajudar a recolher os brinquedos que foram usados enquanto estavam brincando. Antes de passar para a próxima atividade com as crianças, guarde o que estava em uso.


 


7 - Use a brincadeira como uma forma leve de ensinar a guardar. Sugira uma música para cantar durante a tarefa, proponha uma gincana com as crianças, para ver quem guarda mais rápido e ouça idéias delas de como deixar esse momento mais divertido.


 


8 - Faça rodízio de brinquedos. Quando as crianças têm todas as opções a vista ao mesmo tempo, acabam cansando e sentindo que seus brinquedos podem perder a graça. Além disso, o excesso de brinquedos, gera ansiedade nas crianças e ainda atrapalha na hora de guardar e manter a ordem.


 


9 - Ensine seus filhos a desapegar. Se eles costumam ganhar muitos brinquedos ou quando você percebe que o armário está ficando cheio, incentive seus filhos a doarem brinquedos. Aproveite essa época do dia das crianças para levar os brinquedos para outras crianças e praticar a caridade.


 


10 - Deixe os filhos bagunçarem! Bagunçar faz parte da natureza deles. Não devemos reprimi-los somente porque não queremos nossas casas bagunçadas. O aprendizado para a vida inclui o brincar e o bagunçar, assim como faz parte o ensinar a cuidar e a guardar!


 


Incluir os filhos nas atividades de casa desde cedo, poupará os pais de esforços excessivos no futuro, além de garantir a tão buscada autonomia na vida dos pequenos.


Autora do livro “Casa Arrumada, Vida Leve” (Harper Collins), Nalini Grinkraut quer que as pessoas passem a ter uma relação mais saudável não só com a arrumação, mas também com a existência da bagunça. Seu desejo é desmistificar a organização e mostrar um caminho para se ter paz e harmonia dentro de casa de um maneira leve e realista. Seu livro também aborda temas como consumo consciente, mudança de hábitos e comportamentos, autoconhecimento e relacionamentos familiares.


Nalini é uma das quatro profissionais brasileiras especializadas e certificadas pelo método KonMari™, de Marie Kondo, especialista em organização mais conhecida e seguida do planeta.


 


“A sua casa é a extensão do seu corpo. É o seu porto seguro, seu abrigo. É onde você repousa, sua mente relaxa e muitas experiências são construídas. Assim como devemos cuidar do nosso corpo como nosso templo, devemos cuidar da nossa casa como parte de nós. “ – Nalini Grinkraut


 


Sobre seu livro:


Você já teve a sensação de que não importa o quanto organize a sua casa, parece só estar mudando a bagunça de lugar?


Era assim que a autora de “Casa Arrumada, Vida Leve” se sentia. Após o casamento, a mudança de apartamento e a chegada dos filhos, Nalini Grinkraut, que até então se considerava uma pessoa organizada, percebeu que havia perdido o controle da própria bagunça.


Então, Nalini decidiu desvendar os mistérios da arrumação e aprender a organizar de fato. Foi aí que conheceu Marie Kondo, que a fez mudar sua percepção da organização, e a inspirou a seguir carreira como personal organizer e criar o próprio método de arrumação.


A autora traz reflexões sobre como nossas emoções, personalidade e rotina influenciam o ambiente em que vivemos e vice-versa. Além disso, nos mostra que é possível desenvolver uma relação mais consciente e saudável não só com a organização, mas também com a bagunça e nossos hábitos de consumo.


 


Sobre a profissional e autora:


Nalini Grinkraut é Formada em propaganda e marketing pelo Mackenzie e pós-graduada em administração de empresas pelo Insper. Construiu uma sólida carreira na área de Marketing e, depois, se formou como personal organizer. Atualmente, por meio de suas palestras, consultorias, cursos online e redes sociais, ela se dedica a ajudar as pessoas a arrumarem as suas casas, obtendo mais bem-estar e qualidade de vida a partir da organização.


 


Serviço:


Livro:  Casa Arrumada, Vida Leve


Autora: Nalini Grinkraut (@nalinigrinkraut)


Editora: Harper Collins


Páginas: 224


Preço: R$ 49,90


Adquira o livro em: https://amz.run/5w4P

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑