Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 15 de outubro de 2022

Mês de outubro acende o alerta para a conscientização da trombose



Angiologista e cirurgiões plásticos da Clínica Sanjuan ressaltam a importância do trabalho multidisciplinar para prevenção da Trombose



Outubro é um mês com muitos significados e um deles celebra o Dia Internacional da Conscientização da Trombose, instituída pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia, comemorado no dia 13 de outubro. A campanha, estendida por todo o mês, tem como objetivo alertar sobre riscos e formas de prevenção, bem como esclarecer a população sobre a doença. “A trombose venosa é uma doença vascular causada pela formação de um trombo – ou coágulo – dentro de uma veia que bloqueia, parcial ou totalmente, o retorno da circulação para o coração, podendo se soltar e ir para algum órgão à distância causando algumas complicações mais graves” afirma a angiologista e cirurgiã vascular, Maria Clara Sanjuan. 


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa morre a cada 37 segundos por complicações da trombose venosa. No Brasil, estima-se que ocorra de um a dois casos de trombose a cada mil habitantes ao ano, ou seja, até 400 mil casos por ano. Cerca de 90% dos casos acometem as veias dos membros inferiores. 


“Os sintomas mais frequentes são endurecimento da musculatura da panturrilha, dor, inchaço e aumento das veias mais superficiais. A trombose pode causar complicações como inchaço permanente na perna até a embolia pulmonar. Por isso, a importância de procurar um cirurgião vascular e manter um acompanhamento de rotina, para definir a melhor forma de identificar, prevenir e tratar este problema”, esclarece Maria Clara Sanjuan. 


De acordo com a OMS, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte prevenível em todo mundo. Entre os fatores de risco para Trombose estão associados cirurgias, internações hospitalares, câncer, contraceptivos orais com estrógeno, dieta não balanceada, obesidade, tabagismo, além de fatores hereditários. 


Trombose x Cirurgia Plástica


O Tromboembolismo Venoso (TEV) é uma das complicações mais temidas no perioperatório da cirurgia plástica. Na Clínica Sanjuan, a equipe de cirurgiões plásticos, formada por Victor Sanjuan e Paulo Sanjuan, conta com o trabalho multidisciplinar em conjunto com a angiologista Maria Clara Sanjuan para o acompanhamento especializado de todos os pacientes de forma preventiva. 


“Todos os procedimentos oferecem algum risco, seja baixo ou alto, para o aparecimento da Trombose. Portanto, é de suma importância conhecer quais são esses riscos e, mais importante ainda, saber como preveni-los. Por isso, temos uma equipe completa para prestar todo tipo de acompanhamento durante toda a jornada da paciente até o pós operatório", explica Paulo Sanjuan. 


A recomendação para quem vai se submeter a uma cirurgia plástica é sempre ser avaliada quanto aos riscos individuais de desenvolver trombose. Essa avaliação ajuda a direcionar orientações e condutas necessárias para prevenção. “Outras medidas também podem ser realizadas antes da cirurgia como realização do ultrassom Doppler, suspender o tabagismo, orientar a hidratação e mobilização adequada. Orientações essas que se seguem também no pós operatório. Além de identificar quais os pacientes precisar fazer uso de anticoagulantes após a cirurgia. Todas essas decisões são tomadas em conjunto por nossa equipe”, completa Victor Sanjuan.


A prevenção felizmente é eficaz, existindo muitas condutas que podem ser tomadas a depender do procedimento e do risco de trombose do paciente. Um dos métodos mais eficientes é o uso de meias elásticas e dispositivos de compressão. “As meias de compressão são específicas e já vêm preparadas para serem colocadas ainda no centro cirúrgico. Os dispositivos de compressão pneumática fazem a compressão intermitente durante toda cirurgia e no pós-operatório. Estes dois mecanismos melhoram a circulação e estimulam a dinâmica dos fluídos no organismo do paciente”, finaliza Maria Clara Sanjuan.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑