Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Mudanças nas regras do PIX: Banco Central confirma alterações

 


Você usa a modalidade de pagamento PIX? Então precisa ficar por dentro de algumas mudanças do seu meio de funcionamento.

Algumas delas envolvem novas regras e tem como objetivo melhorar a segurança e evitar fraudes. Veja nosso artigo abaixo e entenda se as alterações já começam em 2022.


Alterações das regras do PIX

As mudanças em relação ao modo como passará a funcionar a modalidade de pagamento foram anunciadas recentemente, na última reunião do Fórum PIX.


No evento, diversos agentes do mercado financeiro discutiram meios de melhorar o funcionamento e a segurança do segundo meio de pagamento mais utilizado no Brasil, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – SPC Brasil (CNDL/SPC).


Algumas das principais mudanças a serem realizadas estão relacionadas às regras de segurança. O objetivo principal é evitar que os dados dos usuários sejam vazados durante a realização dos pagamentos.


Uma outra mudança muito importante será a implementação de notificações quando houver atividades suspeitas envolvendo o PIX do usuário.


Debate no Fórum PIX

É importante destacar, que algumas medidas foram debatidas durante o Fórum PIX para definir quais mudanças devem ser realizadas.

Uma das ações foi excluir o limite imposto pelo Banco Central (BC) para transações realizadas pela modalidade de pagamento. Mas, apesar do projeto de mudança estar em debate, o órgão afirma que não há um prazo para que as mudanças sejam implementadas.


“As mudanças debatidas no Fórum PIX estão em debate e devem ser desenvolvidas de maneira interna. Além disso, o seu aspecto definitivo dependem de da aprovação de algumas áreas técnicas do BC e avaliação pela Diretoria Colegiada, além de algumas outras instâncias. Por conta disso, ainda não um cronograma para que ocorra a publicação e validade das medidas em decisão”, afirmou o BC.


Principais mudanças

Veja abaixo algumas das mudanças que estão para serem implementadas:


Haverá um limite de R$ 1 mil durante as transferências realizadas das 20h às 6h para PIX, banco e TED;

Para aumentar o limite será necessário realizar uma solicitação, mas o cliente deve aguardar um prazo de 24 horas a 48 horas para que ocorra a efetivação do pedido;

Os limites de pagamentos noturnos serão menores do que os realizados durante o ciclo diurno;

As instituições poderão estabelecer que os usuários realizem o cadastro de maneira antecipada de contas em que será feita uma transferência acima dos valores estabelecidos;

Os usuários terão um prazo de 24h para que ocorra o cadastramento de contas para transferências acima do valor estabelecido;

As transações podem ficar contidas durante um período de 30 a 60 minutos para que ocorra uma análise de risco da operação.

O BC e o mercado financeiro ainda devem debater algumas outras medidas para futuras mudanças na modalidade de pagamento, mas as principais hoje são essas.

Veja também: Pix: Banco Central faz anúncio sobre bloqueio de contas e limites, saiba o que pode acontecer



Fonte pronatec.pro.br/

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑