Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Mulheres que venceram o câncer de mama adotam a prática de canoagem


 Mulheres que venceram o câncer de mama adotam a prática de canoagem como aliada em sua reabilitaçã


A prática de canoagem passou a fazer parte da rotina de várias mulheres em fase de recuperação do câncer de mama. A partir de um estudo realizado na década de 1990, pelo médico Don McKenzie, o impacto positivo das remadas foi comprovado em mulheres sobreviventes de câncer de mama, promovendo resultados como a prevenção e o controle de inchaços causados por obstruções no sistema linfático, conhecidos como linfodemas. 


A canoagem também se mostrou eficiente na manutenção do peso corporal, no fortalecimento e aumento da elasticidade dos músculos do corpo e na melhora da resistência física e da autoestima dessas mulheres. O estudo contribuiu para o surgimento de diversas equipes de remadoras ao redor do mundo. No Brasil, o movimento foi trazido por Cleusa Alonso, que, na época, estava em fase de recuperação de um câncer de mama e residia em Buenos Aires, onde conheceu a iniciativa e passou a fazer parte de uma equipe de canoagem. 



Com o movimento ganhando força em nosso país, a Associação Lua Rosa, a convite de Cleusa, passou a integrar o grupo de Remadoras Rosa do Brasil. A atividade faz parte do ‘Eixo Movimenta Lua’ da associação cearense, que estimula as voluntárias a terem uma vida saudável e uma rotina de exercícios. Os benefícios da prática são avaliados pelas 50 participantes do projeto cearense, que destacam melhorias notáveis na saúde física e mental. 


“Começar a remar foi um divisor de águas na minha vida. Estar lá é algo muito além da prática física. A energia contagiante das mulheres, a disciplina, o mergulho no mar, tudo isso nos motiva e nos faz enxergar todo o nosso potencial”, ressalta Aline Vasconcellos, que se recupera de um câncer de mama. 


Além de viver a prática como hobby e aliada à saúde, muitas dessas mulheres tomam gosto pelo esporte e passam a participar de competições na categoria. Uma equipe de 14 remadoras vai representar o estado do Ceará no I Festival Internacional de Dragon Boats de Mulheres Sobreviventes do Câncer de Mama, entre os dias 26 e 29 de outubro, no Lago Paranoá, em Brasília.


Sobre a Lua Rosa


Criada em Fortaleza em 2020 por três amigas que se conheceram em um grupo de apoio para mulheres diagnosticadas com câncer de mama, a Associação Lua Rosa visa amparar e auxiliar mulheres durante e após o tratamento da doença. A associação imprime um olhar mais atento ao momento posterior ao tratamento, engajando mulheres em atividades que as ajudem na reestruturação social, emocional e financeira.


 q

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑