Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Não mergulhe após ingerir bebida alcoólica ou outras substâncias

 Mergulho em águas rasas está entre principais causas de lesões na coluna


As consequências mais comuns dos mergulhos em águas rasas englobam, desde paralisia de pernas e braços, até fraturas nas mãos e pés



Casos de pessoas que sofrem grave lesão na medula após mergulhar na água — seja em rio, mar, cachoeira ou piscina — não são considerados raros. De acordo com o Ministério da Saúde, acidentes em águas rasas ficam atrás apenas dos de trânsito. Para se ter ideia da dimensão, mesmo quando não é verão, tais acidentes ocupam a quarta posição. 


Segundo a Sociedade Brasileira de Coluna, a maior parte das vítimas deste tipo de acidente é jovem: 90% têm faixa etária de 10 a 25 anos. “Os mergulhos em águas rasas podem causar grave lesão medular quando a pessoa bate a cabeça ao pular. O trauma ocorre porque esse impacto comprime a coluna, o que causa a lesão, podendo ter diferentes níveis inclusive causar tetraplegia ou até mesmo levar à morte”, explica o ortopedista e especialista em coluna, Djalma Amorim Jr..


QUAIS OS CUIDADOS VOCÊ DEVE TER AO MERGULHAR?


Não mergulhe em águas turvas ou desconhecidas;



Não mergulhe após ingerir bebida alcoólica ou outras substâncias que atrapalhem os reflexos;


Evite empurrar os amigos para dentro da água.


E atenção: deve-se ter muito cuidado ao querer ajudar uma pessoa que sofreu lesão na coluna. “Uma manipulação realizada de forma incorreta pode piorar o quadro. Deve-se retirar a vítima da água para impedir o afogamento, mas é preferível evitar transportar o paciente, pois a movimentação incorreta pode piorar a situação. Entre em contato com a emergência para que a transferência seja feita até uma unidade de saúde apropriada”, alerta Djalma Amorim Jr.. 


Ainda de acordo com o ortopedista, em casos leves, colares podem ser usados e, em situações mais graves, a cirurgia pode ser indicada. Tenha cuidado: a lesão na medula afeta os movimentos e a sensibilidade dos membros, podendo ter um final trágico. Prevenir é o melhor remédio! O ortopedista especialista em coluna, Djalma Amorim Jr., atende no Centro Médico Hospital Aliança, Itaigara Memorial, Clínica CICV, Clínica Ortoped, Clínica Santa Helena e Hospital Português.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑