Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

ONG Todo Dia é Rosa devolve autoestima a mulheres e homens vítimas de câncer


 ONG Todo Dia é Rosa devolve autoestima a mulheres e homens vítimas de câncer



Devolver a autoestima a mulheres e homens vítimas do câncer. Esse é o objetivo da micropigmentadora, paramédica, especialista em sobrancelhas e empreendedora social Márcia Barreto, criadora da ONG Todo Dia É Rosa. Há 20 anos, após se tornar mãe e buscando uma maneira de sustento em que pudesse estar próxima ao filho, Márcia começou a trabalhar na área da beleza e, desde então, passou a sentir necessidade de fazer algo pelas mulheres. 

“Queria fazer enfermagem, pois sempre tive vontade de ajudar o próximo. Isso está dentro de mim”, explica Márcia. A empreendedora social viu o seu desejo começar a ganhar forma quando foi morar em São Paulo. Lá, ela se especializou na área de micropigmentação paramédica e começou a fazer atendimentos a mulheres e homens vítimas do câncer de mama, com a reconstrução de aréola e micropigmentação de sobrancelhas. 

Mas, o coração a chamava para fazer algo em sua terra natal, Salvador. Foi então que em 2018, já na capital baiana começou a oferecer atendimento às mulheres. Nesta época contava apenas com a divulgação boca-a-boca e foi quando começou a divulgar seu serviço nas redes sociais que o público começou a aparecer. Mas Márcia queria mais, queria chegar a mais mulheres e homens para, de forma gratuita, oferecer o seu trabalho. Criou então a ONG Todo Dia é Rosa, pois para ela a conscientização para a importância de prevenir o câncer de mama e o apoio às vítimas se faz necessário durante todo o ano e não apenas durante a campanha do Outubro Rosa. 

Com a ONG Márcia conquistou um espaço próprio para os atendimentos e o apoio de uma equipe multidisciplinar. Seu objetivo agora é conseguir reformar este espaço para melhor atender as mulheres e homens que chegam até ela para mais que uma reconstrução de aréola ou de sobrancelha ter de volta a autoestima perdida durante o tratamento do câncer. 

Hoje Márcia ministra cursos, faz palestras e segue em busca de apoio para dar maior visibilidade a sua ONG e com isso ampliar os atendimentos e também os objetivos. “Quero poder estimular essas mulheres a terem a sua própria independência financeira. A cada dia eu venho fortalecendo o meu propósito de vida e Deus vem me abençoando. Se eu conseguir a reforma no espaço aí vamos ter atendimento com fisioterapeuta, psicólogos, nutricionistas, advogado, vamos ter atividade física, artesanato e várias outras coisas. Sonho com um futuro que além de tudo isso a Todo Dia é Rosa também ofereça atendimentos com dentista, oncologistas e mastologistas. Tudo de forma gratuita”, ressalta Márcia. 


Ações em Outubro

Durante todo o ano a ONG Todo Dia é Rosa realiza atendimento, palestras, cursos e participa de feiras onde orienta e conscientiza a população sobre a importância do cuidado com a saúde e prevenção aos diversos tipos de câncer, em especial ao câncer de mama, tipo de tumor que está entre os que mais atingem as mulheres. Mas, em outubro, abraça a Campanha Outubro Rosa buscando ampliar o alcance às vítimas da doença. “Sabemos a importância que tem a campanha e, por isso, montamos uma programação especial para que mais pessoas conheçam nosso trabalho e sejam beneficiadas”, afirma Márcia. 

Na programação de 2022 a ONG fará no dia 19 de outubro, das 9h às 17h, em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador (SPMJ), um mutirão onde irá oferecer à população diversos serviços, entre eles atendimento com micropigmentação de aréola e sobrancelha, maquiagem, trança, aferição de pressão e glicemia e encaminhamento para exames de mamografia e preventivo ginecológico.  

Neste dia o público também contará com atendimento com psicólogo e com nutricionista. Para realização da reconstrução da aréola é necessário que a paciente tenha passado pelo procedimento cirúrgico para retirada do tumor há mais de um ano e esteja com autorização do médico acompanhante. Já para a micropigmentação da sobrancelha é necessário autorização médica apenas se o paciente ainda estiver em tratamento. Nos casos em que o tratamento já tive sido encerrado basta apresentar o relatório de alta médica. 

O mutirão acontece na Igreja Batista do Poder de Deus, localizada na rua Dário Valois, número 23, em frente a antiga fábrica de gelo Boca do Rio. A programação conta ainda com uma série de palestras, também desenvolvidas em parceria com a SPMJ, a serem realizadas nos dias, 14 de outubro, em Lauro de Freitas, dia 15 em Mussurunga, 18 e 21 de outubro, no Salvador Norte Shopping e dias 25 e 28 de outubro, no Salvador Shopping, sempre a partir das 17h.

Finalizando a programação do Outubro Rosa, a ONG oferecerá para 20 mulheres, que estejam ou tenham passado pelo tratamento do câncer de mama, um ensaio fotográfico gratuito. As interessadas devem se inscrever por meio de mensagem no Instagram @tododiaerosa. As vagas são limitadas!

 

Serviço:

Programação

14 de outubro – Palestra em Lauro de Freitas 

Local: Avenida Santos Dumont, 1883, Centro, Lauro de Freitas/BA, Aero Empresarial, sala 430, 4° andar

Horário: 17h


15 de outubro – Palestra em Mussurunga

Local: Igreja Batista Monte Hermon, Mussurunga, Setor H, Rua K, Caminho 1, número 3. 

Horário: das 17h às 21h


18 e 21 de outubro – Palestra Salvador Norte Shopping

Local: Salvador Norte Shopping, Espaço COR – Coletivo Outubro Rosa, Piso L2, próximo a loja Riachuelo.

Horário: das 17h às 21h


19 de outubro – Mutirão de Saúde Todo Dia é Rosa

Local: Igreja Batista do Poder de Deus, localizada na rua Dário Valois, número 23, em frente a antiga fábrica de gelo Boca do Rio

Horário: das 9h às 17h


25 e 28 de outubro – Palestra Salvador Shopping

Local: Salvador Shopping, Espaço COR – Coletivo Outubro Rosa, Piso L2, próximo a loja Le Lis Blanc.

Horário: A partir das 17h


30 de outubro – Ensaio Fotográfico

Local: Alameda Mar Del Prata, quadra 10, lote 2, condomínio Pérola da Praia, apt 103. Praia do Flamengo. 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑