Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Operação Sucata Zero prossegue em cinco localidades de Salvador


 Fotos: Lucas Moura/Secom

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realizou, nesta terça-feira (4), mais uma edição da Operação “Cidade Dez, Sucata Zero”. As equipes recolheram, no turno da manhã, seis sucatas nos bairros da Ribeira, Uruguai e São Caetano, além da Via Regional. Em Pernambués, dois veículos foram notificados para retirada em até três dias.

De acordo com o chefe do Setor de Proteção de Estética da Cidade (Sepec), Roberto Guerreiro, a operação tem surtido efeito. “Além de garantir a segurança dos cidadãos, a retirada das sucatas melhora a estética da cidade. Temos diversos pontos que antes eram depósito de inservíveis e que, hoje, foram transformados em áreas de lazer para a população”.


O mecânico Damião dos Santos é proprietário de uma das carcaças recolhidas pelo órgão, no bairro da Ribeira. Ele conta que o material estava no local há quase um ano. “Foi algo que eu paguei e infelizmente, perdi. Mas não vou mentir que a retirada da sucata deixa mesmo a cidade mais bonita. Agora é correr atrás do prejuízo. Fazer o que, né”, disse ele.

Em Pernambués, o proprietário dos dois veículos notificados, que não quis se identificar, afirmou que vai providenciar arrumar os veículos no prazo determinado, de forma a evitar a remoção.

Números – De janeiro a setembro deste ano, a Sepec/Semop notificou 677 sucatas e 559 foram removidas das vias públicas. Além disso, 182 sucatas foram apreendidas e 377 retiradas do local pelos proprietários após notificação, e 32 sucatas de barcos foram notificadas. Neste período, a Semop recebeu 289 denúncias pelo Fala Salvador 156.

Uma vez removida a sucata pela Semop, o proprietário pode reavê-la dentro de 60 dias, apresentando os documentos do veículo e pagando uma multa por deixar o equipamento no logradouro público, apresentando riscos e prejudicando a estética e o trânsito. Ultrapassado esse prazo sem comparecimento do dono do material, o bem vai a leilão.

A estimativa é de que 800 sucatas no total devem ser recolhidas pelo órgão até o fim de 2022. A Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana) é a localidade que lidera as ocorrências de material abandonado.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑