Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Painéis Funarte – UFRJ de Regência Coral abrem inscrições para Salvador


 Capacitações gratuitas com foco na direção de coros acontecem nas duas capitais em novembro de 2022. Inscrições podem ser feitas no site www.umnovoolhar.art.br. Iniciativa integra o projeto Um Novo Olhar, do progrma Arte de Toda Gente, parceria da Funarte com a UFRJ.


Já estão abertas as inscrições para as edições do Painel Funarte-UFRJ de Regência Coral em Goiânia (que acontecerá de 7 a 10/11) e Salvador (de 8 a 11/11). Em ambas as edições a capacitação terá foco na direção de coros mistos adultos. Em Goiânia, as atividades serão ministradas pelos professores André Vidal e Isabela Sekeff, enquanto em Salvador, estarão a cargo das professoras Cristiane Ferronato e Lucia Passos. Estão sendo oferecidas 100 vagas para Goiânia e 80 para Salvador e as inscrições podem ser feitas no site www.umnovoollhar.art.br. Os Painéis estão incluídos no conjunto de iniciativas do projeto Um Novo Olhar, parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes - Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.


Os Painéis Funarte-UFRJ de Regência Coral estão sendo promovidos e cidades de diferentes regiões brasileiras e, ao longo de 2022, já tiveram edições em Campina Grande (PB), Campo Grande (MS), Vitória (ES) e Natal (RN). Nessas duas próximas edições, serão abordados aspectos relativos à regência coral, dinâmica de ensaio, técnica vocal, leitura de repertório, bem como a prática musical com cantores participantes do Painel. Na capital goiana, o Painel acontece na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás – UFG. Já na capital baiana, elas serão desenvolvidas no Museu de Arte da Bahia – MAB. Confira a seguir a descrição das atividades e sua programação, bem como uma breve biografia de cada professor.




Descrição das atividades oferecidas:




Técnica Vocal, com o professor André Vidal (Goiânia) / Lucia Passos (Salvador)


Respiração, postura, exercícios de aquecimento vocal e vocalises voltados ao desenvolvimento tecnovocal e a construção da sonoridade do coro adulto.




Regência, dinâmica de ensaio, com a professora Isabela Sekeff (Goiânia) / Cristiane Ferronato (Salvador)


Técnicas de regência, gestual, exercícios práticos aplicados ao repertório coral, estratégias para planejamento e dinâmica de ensaio.




Leitura de Repertório, com os professores André Vidal e Isabela Sekeff (Goiânia) / Cristiane Ferronato e Lucia Passos (Salvador)


Ampliação do repertório com obras de compositores brasileiros e estrangeiros, arranjos do folclore nacional e internacional. Estratégias didáticas na leitura de repertório para coro misto /adulto.




Prática de Coro, com os professores André Vidal e Isabela Sekeff (Goiânia) /Cristiane Ferronato e Lucia Passos (Salvador)


Vivência prática com coro adulto formado por cantores participantes do Painel




Ensaio Geral, com os professores Cristiane Ferronato e Lucia Passos (Salvador)


Reconhecimento e posicionamento de palco para a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos durante a semana.




Concerto de encerramento, com todos os professores


Apresentação pública do repertório trabalhado durante o curso.




Datas e horários:




Em Goiânia:


Programação:


07/11 a 09/11 (segunda terça e quarta)


9:00h às 9:30h – Técnica Vocal


9:30h às 12:00h – Prática com coro do Painel


14:00h às 15:30h – Regência, dinâmica de ensaio


16:00h às 17:30h – Leitura de repertório com regentes e Técnica Vocal


10/11 (quinta)


9:00h às 9:30h – Técnica Vocal


9:30 às 12:00h – Prática com coro do Painel


12:30h às 13:30h – Concerto de Encerramento


14:00h às 15:30h - Regência, dinâmica de ensaio


16:00h às 17:30h –– Leitura de repertório com regentes e Técnica Vocal




Em Salvador:


08 a 10/11 (terça, quarta e quinta)


9:00h às 10:30h – Técnica Vocal


10:30h às 12:00h – Regência, dinâmica de ensaio


14:00h às 15:30h – Leitura de repertório com regentes


15:30 às 17:00h – Prática com coro


11/11 (sexta)


9:00h às 10:30h – Técnica Vocal


10:30h às 12:00h – Regência, dinâmica de ensaio


16:00h às 17:30h - Ensaio Geral


18:00h às 19:30h – Concerto de Encerramento




Os professores




Isabela Sekeff é mestre em Regência Coral pela Universidade de Missouri, Estados Unidos, especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro e licenciada em Educação Musical pela Universidade de Brasília. Este ano, ingressou como professora substituta na Universidade de Brasília na cadeira de Regência e Estruturação Musical. Foi professora da Escola de Música de Brasília por 30 anos, onde também já atuou como Coordenadora e Supervisora Pedagógica da mesma, e como Maestrina Titular do Madrigal de Brasília (coro profissional, formado por professores da Escola de Música de Brasília). Atualmente é Maestrina Titular do Coral Cantus Firmus, grupo que fundou em 1992 e que figura entre os melhores grupos do Brasil, e do Coral Cantus Firmus Infanto Juvenil. Com o Coral Cantus Firmus já foi premiada várias vezes em competições internacionais, sendo a mais recente no X World Choir Games, na Africa do Sul, onde recebeu duas medalhas de ouro nas categorias coro misto e coro folclórico. Isabela Sekeff já foi selecionada para participar de workshops de regência com alguns dos melhores regentes e corais do mundo, tais como, VancouverChamber Choir – Canadá e The King Singers – Inglaterra. Tem atuado ativamente no cenário musical da cidade e do Brasil e do exterior como Regente e professora de Regência Coral.






André Vidal nasceu em Fortaleza, onde atuou como diretor musical e arranjador do Grupo Vocal Macho Pero No Mucho de 1992 a 2003. Mestre em canto pela Royal Academy of Music em Londres, tem destacada atuação como solista em ópera, oratório e repertório sinfônico junto a todas as principais orquestras do Brasil, com destaque para as diversas apresentações no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Theatro Municipal de São Paulo e Sala São Paulo. Atuou como professor em onze edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (CIVEBRA), no Festival de Música de Londrina, no Colóquio de Música Antiga de Goiânia, na Semana de Música de Universidade Federal do Ceará e em duas edições dos Painéis de Regência Coral da Funarte, em Campo Grande/MS e no Crato/CE e no Festival Música na Ibiapaba. Em Fortaleza criou o Coro Euterpe, além do grupo vocal Macho Pero no Mucho. Em Brasília criou os grupos Boca do Mundo, PerSonare e Pentacordis. Com este último apresentou o espetáculo Barca di Venetia per Padova no CCBB de Brasília e em circulação pelos teatros do SESC no DF, levando o espetáculo a Taguatinga, Ceilândia e Gama. Foi orientador vocal do Coral da UnB, do Coral Brasília e do Unicanto. Atualmente rege o coro masculino Signori. É um dos mais reconhecidos arranjadores e compositores de música coral do Brasil, pós-graduado em Arranjo Musical e tendo arranjos e composições encomendados e executados por grupos como o Grupo Vocal Entre Nós de Londrina, o Quarteto Colonial e os Canarinhos de Petrópolis no Rio de Janeiro, o Madrigal de Brasília, o Cantus Firmus e o Coral da UnB em Brasília e o Coral da UFC em Fortaleza. Em 2018 regeu o Madrigal de Brasília em um concerto inteiramente dedicado às suas composições e arranjos. Em sua carreira como camerista, sempre tem privilegiado a música brasileira, tendo lançado o CD “Luz e Névoa”, de canções de Alberto Nepomuceno, além de ministrar oficinas de Canção Brasileira em várias oportunidades, e participar de estreias de obras de compositores brasileiros como Carlos Galvão e Eli-Eri Moura.






Cristiane Ferronato é arte-educadora e regente e utiliza a música, especialmente as práticas coletivas de percussão e canto, como possibilidades para transcriações artísticas, fomentando nomadismos nas práticas da existência. Nas trilhas da vida, aprendeu a valorizar e nutrir hibridismos durante sua formação e profissão. É Graduada em Pedagogia, Pós-Graduada em Capacitação Docente em Música Brasileira, e Mestra em História pela Universidade de Caxias do Sul. Especializou-se como Educadora Brincante pelo Instituto Brincante, de São Paulo, e concluiu o The San Francisco Internacional Orff Course, tornando-se especialista na abordagem Orff-Schulwerk. Na área coral, inspirou-se conceitual e ideologicamente em profissionais como Mara e Yara Campos, Renato Filippini, Lúcia Passos, Agnes Schmeling, Pablo Trindade Roballo e Federico Trindade. Atuou como professora de música em diversas escolas da região serrana do Rio Grande do Sul, regeu diversos coros infantojuvenis, entre eles, o Coro das Meninas Cantoras de Nova Petrópolis. Atualmente, é professora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul e regente do Coro Juvenil do Moinho/UCS.






Lúcia Passos, mineira radicada há mais de 40 anos em São Leopoldo, RS, é cantora e professora de técnica vocal e é considerada uma das maiores referências nacionais da técnica vocal para coros. Seu trabalho se destaca no cenário brasileiro, atuando junto aos solistas, coros e regentes do RS e do Brasil e como professora de técnica vocal na Oficina de Música de Curitiba. Por meio do Projeto Villa-Lobos, da Funarte, realizou oficinas em todo o Brasil, colaborando na formação de coros e preparadores vocais. Foi coordenadora cultural na Unisinos, realizando projetos e diversas séries de concertos e shows. Atualmente é sócia e diretora artística da PRESTO – Produções e Promoções Artísticas, em São Leopoldo, RS. Dedicando-se à orientação de cantores, atores e professores no Espaço Livre de Música, e à preparação vocal do Madrigal Presto.






Sobre o projeto Um Novo Olhar


O Um Novo Olhar é desenvolvido conjuntamente pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, como parte do programa Arte de Toda Gente – que inclui, ainda os projetos Bossa Criativa e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos – e tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade, oferecimento de cursos e oficinas virtuais e presenciais e com uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências. 


Serviço:


Painéis Funarte - UFRJ de Regência Coral em Goiânia e Salvador


Onde:


Em Goiânia - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG – EMAC (Campus Samambaia, AV. Esperança s/n – Goiânia, Goiás;


Em Salvador - MAB - Museu de Arte da Bahia, Av. Sete de Setembro, 2340 - Corredor da Vitória, Salvador - BA


Aulas e demais atividades: de 7 a 10 de novembro de 2022 (Goiânia) e 8 a 11 de novembro de 2022 (Salvador)




Realização


Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)


Curadoria: Escola de Música da UFRJ


Informações sobre esse e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br


Mais informações para a imprensa


Projetos UFRJ – Funarte: imprensa@musica.ufrj.br


Assessoria de Comunicação da Funarte: ascomfunarte@funarte.gov.br

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑