Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Prefeitura e Martagão assinam convênios de projetos para pacientes


 Fotos: Adam Vidal/Secom 


A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, e o Hospital Martagão Gesteira assinaram, nesta quinta-feira (13), dois convênios para projetos voltados para pacientes da unidade hospitalar. Os recursos investidos, cerca de R$395 mil reais, são oriundos das doações do Imposto de Renda feitas pela Uber e pelo Banco do Brasil Consórcios, com recursos alocados no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).


“Reafirmo o compromisso da Prefeitura de Salvador com o Martagão, mas sobretudo, com as crianças da nossa cidade. A gestão municipal tem comprometimento com a causa infantil e vamos juntos, de forma integrada com as secretarias envolvidas e as instituições, darmos as mãos em prol do cuidado, assistência e acolhimento aos pacientes. Um dos projetos (do hospital) que me tocou é o ‘Primeira Alimentação’, por entender o quão importante é a garantia da segurança alimentar nos primeiros meses de vida”, ressaltou a vice-prefeita Ana Paula Matos. 


O superintendente geral da Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Martagão), Carlos Emanuel Melo, destacou a importância da campanha do IR, que ajuda a arrecadar recursos para a instituição. “Muitas pessoas e empresas querem ajudar instituições filantrópicas, mas, às vezes, não sabem como. Há inúmeras possibilidades. Uma delas é justamente por meio da destinação de parte do imposto de renda para financiar projetos sociais como estes que assinamos hoje. Ao longo desses anos, estamos tentando criar uma cultura da doação do IR para ajudar o Martagão e a sociedade está abraçando a causa”, explicou Melo. 


A destinação do IR é uma das principais estratégias de captação de recursos do Hospital para colaborar na estruturação de unidades e para cobrir parte do déficit operacional que chega, em alguns meses, a R$700 mil. “As doações incentivadas, através do IR, compõem o FMDCA e são de grande importância para financiar políticas, programas e projetos de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade social, que foram aprovados pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os recursos devem ser destinados exclusivamente para execução das políticas públicas sociais para o amparo à criança e ao adolescente e a fiscalização da prestação de contas desses recursos cabe a SPMJ”, frisou a secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo. 


Melhorias – Um dos projetos conveniados, batizado de “Primeira Alimentação”, visa proporcionar melhores condições de alimentação para 1,8 mil crianças de 0 a 2 anos, por meio da manutenção dos insumos necessários para um aprimoramento do funcionamento da cadeia produtiva do Lactário do hospital. 


O Lactário é o setor do hospital responsável pelo preparo, higienização e distribuição do leite materno e fórmulas infantis em pó, prescritas por médicos ou nutricionistas. Nele, as técnicas de assepsia e manuseio precisam ser rigorosas, de maneira a oferecer à criança uma alimentação adequada com o menor risco de contaminação possível.


Serão realizadas, ainda, atividades de formação para mães, pais e responsáveis desses pacientes com o intuito de propagar os cuidados na alimentação. A ação está prevista para ocorrer por 12 meses (150 crianças por mês).


Já o segundo projeto, chamado de “Cobertos de Amor”, tem como finalidade melhorar o acolhimento e o cuidado integral de duas mil crianças e adolescentes hospitalizados no Martagão por meio da renovação de enxovais de leitos, além de promover atividades lúdicas e de conscientização para os pacientes em temáticas sociais, ambientais e de educação em saúde.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑