Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 9 de outubro de 2022

Prefeitura oferece tratamento odontológico gratuito

 


Prefeitura oferece tratamento odontológico gratuito 

 

Fotos: Bruno Concha/Secom

 

Neste mês é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal (25 de outubro). E para garantir um sorriso bonito e saudável da população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece atendimento odontológico gratuito em 147 unidades de saúde, sendo 112 Unidades de Saúde da Família (USF) e 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que reúnem as 401 equipes da Rede de Atenção em Saúde Bucal (RASB) da capital baiana.

 

A cidade ainda conta com o serviço da Unidade de Atendimento Odontológico (UAO), localizada no Dique do Tororó, que funciona em regime de 24 horas para atender casos de urgência. Dez Unidades de Pronto Atendimento (UPA), um Pronto Atendimento (PA) e um Centro Municipal Odontológico (Cemol), situado na Liberdade, também integram o atendimento de urgência oral do município.

 

Inamari Amorim, que é dentista sanitarista da Coordenação de Saúde Bucal da SMS, informa que a odontologia pública em Salvador disponibiliza de procedimentos de atenção primária, como restauração e estomatologia (diagnóstico), cirurgias, tratamento de periodontia, endodontia (canal), próteses, bem como atendimento especializado para gestantes, pessoas com deficiência (PcD), pessoas com necessidades especiais (PNE), portadores de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e cardiopatas.

 

 “O paciente inicia o tratamento com o dentista clínico numa unidade de atenção primária, seja uma UBS ou USF, e daí pode ser encaminhado, caso o diagnóstico indique necessidade, para o atendimento especializado em um dos seis Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), localizados na Federação, Cajazeiras, Mussurunga, Cabula, Periperi e no Multicentro da Carlos Gomes, no Centro Histórico”, disse.

 

O técnico de telecomunicações aposentado Sérgio Gonçalves, de 74 anos, frequenta há mais de dois anos o CEO localizado na Rua do Alto da Cachoeirinha, no Cabula VI. “Acho muito importante esse serviço. Até falei com a doutora que a gente deveria cuidar mais da saúde bucal. Normalmente, só damos atenção quando temos uma dor de dente. Hoje vim fazer a montagem da minha prótese. Gostei muito do atendimento e dos profissionais. Vim andando de casa, que é perto. Inclusive, toda a minha família também é atendida aqui”, elogiou.

 

Marcação de consultas – Para a marcação da consulta odontológica são requisitados documento oficial com foto, Cartão SUS e comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone). O sistema opera sem fila de espera, com vagas ofertadas semanal ou quinzenalmente, a depender do procedimento.



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑