Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Prefeitura participa de ação do Outubro Rosa em shopping de Salvador


 Fotos: Bruno Concha/Secom


A Prefeitura de Salvador, através das secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), participa do Espaço COR – Coletivo Outubro Rosa, iniciativa em alusão ao Outubro Rosa que acontece até sábado (29), das 9h às 21h, no Salvador Shopping. A ação, realizada em parceria com outras entidades, tem como objetivo ampliar o acesso das soteropolitanas às diversas ações de cuidado integral com a saúde da mulher.


Nesse período, o serviço vai oferecer aferição de pressão arterial e atividades educativas sobre infecções sexualmente transmissíveis, prevenção e orientação sobre cânceres de mama e de útero e direito à saúde da mulher. Também são realizados encaminhamentos para realização de Papanicolau, mamografia, teste rápido e atendimento odontológico, sorteio de brindes e ações de imunização.


A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, afirma que quanto mais pessoas visualizarem o movimento rosa, mais mulheres vão perceber a importância de se cuidar e olhar para dois pontos importantes, que são o câncer de mama e de colo de útero. “Nós tivemos um período de pandemia onde as pessoas descuidaram por medo do deslocamento e contaminação, e temos represados esses exames de rotina. Já foi identificado que a prevenção salva vidas, então esse movimento é para isso, para falar da saúde e do autocuidado”.


A fisioterapeuta Renata Cristina dos Santos, de 40 anos, tomou conhecimento do espaço através de conhecidos e foi até o local. “Cheguei aqui procurando informações sobre o exame, e decidi me aprofundar. Na minha família tenho três casos, então já venho acompanhando. Minha tia, gêmea de minha mãe, teve câncer de mama. Então procuro ter consciência e me orientar”.  


Programação – Nesta terça-feira (25), a programação englobou diálogos sobre higiene e dignidade menstrual com a Plan Internacional, além de avaliação nutricional, conversas sobre alimentação e saúde da mulher. O espaço também recebeu relatos de experiências de mulheres sobre câncer de mama e palestra sobre alimentos que podem ajudar na prevenção da doença. 


Na quarta-feira (26), as atividades abordarão disfunções sexuais e pélvicas, roda de conversa sobre prevenção do câncer de mama, a importância da atividade física para a saúde, orientações jurídicas com foco em saúde, e uma palestra sobre diferenciais da pele negra, com a dermatologista Hadassa Barros. Na quinta-feira (27), além das atividades de saúde, das 10h às 12h o espaço vai contar com a presença do ginecologista Raul Barreto e, das 13h às 17h, do cardiologista Marcos Barros, que vão falar sobre a prevenção com foco na doença. 


A sexta-feira (28) prossegue com ações de saúde. À tarde, o espaço recebe a psicóloga Larissa Santana, que vai falar sobre os impactos na saúde mental da mulher com diagnóstico do câncer de mama, das 15h às 17h. No mesmo dia, das 16h30 às 18h, o mastologista e cirurgião Rodrigo Barros vai abordar sobre a doença e a reconstrução mamária. Encerrando a programação, no sábado (28), paralelo às atividades, a mastologista Luciana Pereira orienta sobre combate e prevenção, das 15h às 17h.


  



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑