Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Preocupação com a longevidade transforma o mercado de alimentos no Brasil

 


A mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros vem se refletindo no mercado. A busca por alimentos mais saudáveis, associados à longevidade e ao bem-estar, ajuda a explicar o crescimento de vendas, assim como o avanço de pesquisas na área.


Rodrigo Margoni, especialista em vinagres, observa um crescimento expressivo na procura pela versão orgânica do vinagre de maçã, por exemplo, que é 100% natural e não passa por processos de microfiltragem ou pasteurização, sendo considerado um dos alimentos de a


Com a proposta de viver mais e melhor, brasileiro se preocupa em manter uma alimentação equilibrada, consumindo produtos saudáveis no dia a dia


Nos últimos anos, a lista de compras do brasileiro indica uma transformação nos hábitos alimentares. Esta tendência é confirmada por um levantamento recente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Na pesquisa feita com 3 mil pessoas em 12 regiões metropolitanas, 71% dos entrevistados dizem preferir hoje em dia produtos saudáveis, e 8 entre 10 consumidores afirmam se esforçar para ter uma alimentação equilibrada. Na prática, esta preocupação é visível nos itens colocados no carrinho do supermercado, indicando um crescimento na procura por alimentos que importantes pesquisas científicas associam à longevidade e ao bem-estar.


Uma das pesquisas científicas recentes, que ganharam notoriedade nos principais veículos de imprensa do mundo, foi realizada nas universidades do Sul da Califórnia e de Wisconsin, nos Estados Unidos. A partir destes estudos, pesquisadores das duas instituições elaboraram a “dieta da longevidade”. Nesta proposta, a ingestão diária de grãos, proteínas de origem vegetal, gorduras presentes nas castanhas, legumes, verduras verde-escuras, segundo os estudiosos, contribuem para uma vida longa e saudável.


A mudança, para melhor, nos hábitos alimentares, reflete-se no mercado. Rodrigo Margoni, especialista em vinagres e sócio-proprietário da Almaromi Viccino, pioneira na fabricação natural de vinagre de maçã no Brasil, observa um crescimento na procura pela versão orgânica do produto.



O Vinagre de Maçã Almaromi Orgânico é 100% natural e não passa por processos de microfiltragem ou pasteurização. “Com a valorização da alimentação consciente, vem o aumento do consumo de nosso produto, que se diferencia no mercado pela altíssima qualidade”, afirma Margoni.


Estudos científicos reconhecem no vinagre de maçã orgânico propriedades anti-inflamatória e antimicrobiana. O consumo como alimento ou em pequeninas doses diárias diluídas em água ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle do diabetes, melhora a digestão e diminui a pressão arterial, entre outros benefícios. Alguns compostos encontrados no vinagre de maçã agem dificultando a absorção de carboidratos no intestino e, com isso, favorecem a perda de peso.


A presença de antioxidantes, como a catequina, em sua composição também representa um enorme benefício para a manutenção da saúde. Outro componente é a quercetina, que além da ação antioxidante melhora a imunidade e ajuda a reduzir os efeitos da histamina, substância que causa os sintomas de inflamação e alergia.


Os antioxidantes presentes no vinagre de maçã combatem os chamados radicais livres. Quando produzidos em excesso pelo organismo, os radicais livres causam danos celulares, propiciando o aparecimento de várias doenças crônicas e degenerativas, incluindo o câncer. O estresse oxidativo também está intimamente ligado ao processo de envelhecimento.


“O poder nutricional do vinagre de maçã orgânico, com seus benefícios múltiplos, sem dúvida tem muito a contribuir para uma forma saudável e longeva de viver, algo que se busca intensamente hoje em dia”, finaliza Rodrigo Margoni.


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑