Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Profissionais da Saúde participam de curso de atualização em odontologia


 Fotos: Ascom/SMS

Uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (Foufba) promove um curso de atualização em odontologia, destinado ao atendimento especializado de pessoas com deficiência. O projeto, desenvolvido por meio da Coordenação de Saúde Bucal, integra o programa de ações e serviços de saúde do município voltado ao cuidado qualificado e humanizado das pessoas com deficiência.

A capacitação aborda temáticas voltadas ao manejo e cuidado odontológico, alinhado às necessidades especiais destes pacientes. Os 25 cirurgiões-dentistas e 25 auxiliares de saúde bucal da Rede de Atenção à Saúde Bucal (RASB) participam até o mês de dezembro da qualificação.

Na semana em que é celebrado o Dia Mundial do Dentista (3 de outubro), o secretário da pasta, Decio Martins, reforça a importância de promover um tratamento preventivo e inclusivo na rede municipal de saúde. “O nosso objetivo é garantir o acesso universal aos serviços odontológicos, permitindo que todas as pessoas sejam atendidas com humanização, qualidade e eficiência”.

Rede de atendimento – O município dispõe de 401 equipes distribuídas em 112 Unidades de Saúde da Família (USF) e 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que oferecem atendimento odontológico em Salvador. Para ter acesso ao serviço básico, o paciente deve procurar uma UBS ou USF próxima à residência e solicitar o agendamento com um cirurgião-dentista.

Os usuários que necessitarem de atendimento especializado serão encaminhados para um dos seis Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), onde serão ofertados o tratamento bucal de média complexidade ambulatorial como periodontia, cirurgia oral menor, canal e prótese.

O município conta ainda com o serviço da Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) do Dique, que funciona 24 horas, para atender os casos de urgência, além de dez Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Pronto atendimento (PA) Edson Teixeira e Centro Municipal Odontológico da Liberdade (Cemol).

Unidades de Pronto Atendimento (UPA):

- UPA Barris - 12h;

- UPA Santo Antônio - 12h;

- UPA Santo Brotas - 12h;

- UPA Pirajá - 12h;

- UPA San Martin - 12h;

- UPA Valéria - 12h;

- UPA São Cristóvão - 12h;

- UPA Santo Paripe - 12h;

- UPA Aldroaldo Albergaria (Periperi) - 24h;

- UPA Dr. Hélio Machado (Itapuã) - 24h.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑