Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Profissionais do Samu participam de treinamento de emergências aquáticas

 


Fotos: Ascom/SMS

Uma equipe de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participa de curso de capacitação para atendimento em suporte básico e avançado de vida ao paciente afogado, na capital baiana. A ação é realizada em parceria com a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar).

A iniciativa do Núcleo de Educação Permanente (NEP/Samu Salvador) tem como objetivo aprimorar as técnicas de primeiros socorros do corpo clínico de socorristas do município para atuação nas diversas situações que envolvem esse tipo de ocorrência. Além disso, auxilia os profissionais na identificação dos diferentes graus de afogamento e o manejo terapêutico mais apropriado.

Durante o treinamento de Emergências Aquáticas, os profissionais do Samu também receberam orientações sobre o uso adequado colete salva-vidas, formas de abandonar a embarcação em situação de naufrágio, como aguardar o resgate com segurança, natação utilitária e resgate de vítima afogada utilizando boia circular. O curso foi realizado na última sexta-feira (14), em um trecho da Baía de Todos-os-Santos.

A capacitação acontece mensalmente e é dividida em dois módulos: o teórico, ministrado na sede do Samu 192, e o prático, a bordo da ambulancha. Ao todo, 224 profissionais já passaram pela atividade. Nesta edição, o treinamento contou com a participação de dois salva-vidas da Salvamar. O próximo curso está previsto para o dia 23 de novembro.

De acordo com o último boletim divulgado pela Salvamar, de janeiro até 10 de outubro de 2022, foram registrados 859 afogamentos no município. “O atendimento eficiente daqueles com quadro de comprometimento respiratório decorrente de afogamentos fará toda diferença no restabelecimento, recuperação e sobrevivência desses pacientes. A nossa missão é salvaguardar a saúde da população e, nesse período que antecede o verão, é preciso redobrar os cuidados, devido ao aumento no número de ocorrências no mar”, destaca o coordenador do Samu, Ivan Paiva.

  


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑