Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Projeto leva debate sobre preservação do meio ambiente à escola municipal


 Fotos: Jefferson Peixoto/Secom

Pouco mais de 200 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Bom Juá receberam, nesta quarta-feira (5), a primeira de duas etapas de apresentações do projeto nacional BuZum!, que tem por objetivo levar cultura, arte e conscientização a instituições escolares de todo o país. O projeto levou à instituição de ensino os espetáculos “Perigo Invisível” e “O Grande Perigo", que serão exibidos até a quinta-feira (6), num total de sete apresentações nos turnos matutino e vespertino.

Exceção entre os colegas, o pequeno Railton Sacramento, de 10 anos, já assistiu a alguns espetáculos, mas afirma que ter apresentações na unidade escolar que frequenta tem um diferencial. "Estou ansioso, pois essa peça fala do cuidado com o meio ambiente, da coleta de lixo dos mares e de todo o planeta", diz.

educa

A coordenadora pedagógica Edileusa Souza explica que a ideia de levar o espetáculo aos alunos surgiu da necessidade de encontrar parcerias para ações que possam ser compartilhadas na unidade escolar. "A proposta casou com nossa concepção de ações para o meio ambiente na escola. Então conseguimos essa parceria com a BuZum e, agora, temos a oportunidade de trazer o teatro para dentro da instituição, inserida na pauta de cuidados com o meio ambiente, provocando os alunos para participar de atividades como esta".

Para a gestora, a oportunidade é uma chance de a turma conhecer um pouco mais sobre espetáculos artísticos, que não teriam acesso de outra forma. "Eles criam grandes expectativas, e a escola responde valorizando esse desejo e agregando cultura e arte no currículo escolar. Dessa forma, eles passam a explorar outros conhecimentos".

Conscientização – Fernando Negah, produtor da Companhia BuZum", explica que "O Grande Perigo", espetáculo apresentado neste primeiro dia na escola, tem por objetivo conscientizar sobre a necessidade de não jogar lixo nos mares. "Contamos a história de uma pequena tartaruga que se perde da mãe e passa por diversas aventuras até reencontrá-la em meio ao entulho. Neste meio tempo ela se depara com muitos desafios relacionados ao lixo jogado no mar, até encontrar a mãe. Plantamos a ideia da conscientização para que as crianças possam difundir essas informações em casa, com os amigos, enfim, formando uma grande rede através dos pequenos", reforça.

Para o diretor da Bom Juá, Herson Conceição, o projeto traz uma oportunidade de manter uma relação entre os 203 alunos com o meio ambiente. "A peça em si foca na sensação de pertencimento com a comunidade, fala de coleta e separação do lixo, da necessidade de se preservar a vida marinha em relação ao lixo jogado na areia ou no mar. A ideia é fazer com que o aluno faça essa ligação da peça com a sua realidade, com o seu dia a dia em comunidade, com impacto direto no dia a dia das crianças. O próximo passo será acrescentar este projeto também no contraturno das aulas, como reforço e atividades lúdicas, que possam suprir as necessidades destes alunos no campo cultural", completa.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑