Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Projeto leva wi-fi público para praças, escolas e pontos turísticos de Salvador


 Projeto leva wi-fi público para praças, escolas e pontos turísticos de Salvador

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom e Otávio Santos/Secom

A Prefeitura de Salvador iniciou a instalação de pontos de internet sem fio (wi-fi) públicos em praças, pontos turísticos e nas áreas externas das escolas municipais de toda a cidade. A iniciativa faz parte do Plano Diretor de Tecnologia para Cidades Inteligentes (PDTCI), lançado em 31 de maio deste ano, pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit).


O projeto é executado através de um contrato assinado entre a Prefeitura e o Consórcio Infovia Salvador. Neste primeiro momento, a ação contempla a instalação de mil pontos de wi-fi com cobertura banda larga de até 100GB de velocidade, além de cerca de 800 km de fibra em toda a capital baiana. Recentemente, ganharam pontos de internet as praças Lucas dos Santos Lima, em Mussurunga; José Augusto Saraiva, em Stella Maris; e Belo Horizonte, na Pituba.


Para Daniel Lopes, de 24 anos, que trabalha como motoboy e estava conectado à rede na Praça Belo Horizonte, essa é uma iniciativa que facilita a vida da população. “Eu acho uma iniciativa fantástica, pois em uma urgência a gente pode se conectar gratuitamente e resolver questões utilizando o próprio aparelho celular na praça. Pra mim que trabalho com entregas por aplicativo mesmo é ótimo, pois consigo trabalhar utilizando a rede da prefeitura”, contou.



Multisserviços – De acordo com o titular da Semit, Samuel Araújo, o Plano Diretor de Tecnologia traz outros diversos benefícios para a cidade. “Esse é um grande desafio. O Plano Diretor vem mais completo e robusto para fortalecer o Conecta Salvador, que já funcionava na cidade anteriormente. Agora ele passa a ser um projeto de multisserviços da prefeitura, onde será colocada, além dos pontos de wi-fi e toda a conectividade da administração municipal, a exemplo das câmeras de monitoramento da cidade, também a parte de comunicação e telefonia, sensores de semáforos e outros itens. Tudo isso será gerido através da rede Infovia Salvador”, contou o gestor. 


O PDTCI é um plano pensado para ser executado nos próximos 30 anos, com ciclos de renovação a cada quatro anos, visando transformar Salvador na primeira capital do país que leva conectividade de internet sem fio para todos os seus espaços públicos. A estratégia possui três eixos de ação: infovia, nuvem e observatório.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑