Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 1 de outubro de 2022

Restaurantes Populares promovem almoço especial nesta sexta (30)

 


Restaurantes Populares promovem almoço especial nesta sexta (30) 

 

Fotos: Bruno Concha/Secom  

 

Em celebração aos santos gêmeos Cosme e Damião, os Restaurantes Populares administrados pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) serviram, nesta sexta-feira (30), um caruru para celebrar a data. Na unidade de Pau da Lima, o trabalho na cozinha começou cedo para aprontar os 500 pratos servidos no local – em São Tomé de Paripe, que contou com o mesmo cardápio, também foram ofertadas 500 refeições aos cidadãos. 

 



O almoço especial tem como objetivo fortalecer a cultura alimentar local, e contribuir para a segurança alimentar das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. “Os Restaurantes Populares são espaços que ofertam mais do que segurança alimentar. São também equipamentos socioassistenciais, onde são realizados programas e projetos, em consonância com as políticas de desenvolvimento social. Por isso, respeitar os traços culturais é extremamente importante para as construções e fortalecimento de vínculos com os assistidos, fator crucial para a oferta de auxílio para a superação de vulnerabilidades”, destacou Daniel Ribeiro, secretário da Sempre. 

 



Acompanhada do filho Márcio, de 35 anos, a dona de casa Antonilda Carvalho, de 65 anos, saiu de Fazenda Grande III para almoçar no restaurante. “Estou aqui com meu filho, que é especial, vivemos do benefício dele, mas é um custo muito alto, então nós sempre almoçamos aqui e somos muito bem recebidos. Aqui temos carinho, amor e alimento. Estou na expectativa da comida baiana, merecemos um pouco do bom e do melhor”. 

 

O aposentado Paulo Sérgio Santos, de 55 anos, mora em Jardim Nova Esperança e almoça toda semana no local. “Sou grato de ter essas portas abertas com esse alimento de segunda a sexta. É muito bom ter algo especial.”. 

 

Nutrição – A nutricionista da Cosan, Raquel Cabral, está à frente dos restaurantes desde 2019 e conta que, mais uma vez, o cardápio foi pensado em cima da tradição da comida baiana de setembro. Para o almoço, não faltou quiabo, o ingrediente principal e o azeite de dendê, fora as especiarias. Outros itens indispensáveis foram o feijão fradinho, rico em proteína e fibra, e o xinxim de frango, que é uma carne branca mais saudável.  

 

“Como são pessoas vulneráveis, a gente sempre oferece pratos afetivos, porque é uma oportunidade que eles têm de comer, e o caruru é um prato que todo mundo gosta e típico da Bahia. Esse ano, ainda acrescentamos o vatapá no cardápio, por ser um prato tradicional nessa época e por ser muito pedido pelos usuários”, declarou Raquel. 

 

Para o coordenador do Restaurante Popular de Pau da Lima, Rogério Oliveira, o ano de 2022, com a retomada, foi maravilhoso para a unidade. “Vendo as famílias voltando ao restaurante, vendo os cidadãos felizes, me deixa muito satisfeito. Hoje é dia de comida baiana, da nossa terra, então estamos gratos por isso. Fizemos algo bonito para eles, para comemorar este dia”. 

 

Em média, 22 mil refeições são servidas por mês nos dois restaurantes populares da Prefeitura. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h.   


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑