Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Salvamar alerta sobre correntes típicas da primavera


Foto: Bruno Concha/Secom

Com a chegada da primavera, os cidadãos que forem às praias aproveitar o banho de mar devem ter cuidado com as correntes de retorno e agitação do mar, que são características da estação. O alerta é da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), que registrou 23 afogamentos nas praias da capital baiana, no último final de semana. As ocorrências aconteceram em Piatã (8), Jaguaribe (5), Itapuã (6) e Pedra do Sal (4).

Com intuito de assegurar a orientação dos banhistas e atuar em casos de afogamento, 60 salva-vidas atuaram em 24 postos distribuídos no trecho da orla entre Jardim de Alah e Ipitanga. De sexta (30) a domingo (2), 29 ações preventivas foram realizadas na orla para levar informações importantes à população. 

O coordenador e chefe de planejamento da Salvamar, Kailane Dantas, faz questão de destacar a necessidade de o banhista respeitar as normas da Salvamar para uso da praia. Primeiramente, ao chegar ao local, é recomendável procurar um posto com salva-vidas para se orientar sobre o melhor lugar para tomar banho, os locais mais perigosos e onde estão as correntes de retorno. “A maioria dos afogamentos pode ser evitada. É importante que os banhistas evitem as áreas sinalizadas com a bandeira vermelha”, destaca. 

Dantas também salienta outro cuidado importante, que é com o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque o álcool na corrente sanguínea pode gerar uma falsa sensação de capacidade física favorável a enfrentar as ondas e correntezas, o que pode ser perigoso. Sendo assim, o ideal é evitar a combinação álcool e banho de mar.

Cuidado com crianças – Outro alerta destacado pelo coordenador é o cuidado com as crianças, que facilmente se distraem e afastam-se dos adultos. Neste final de semana, três pequenos se perderam dos responsáveis e foram localizados pela Salvamar. “É essencial não descuidar das crianças, pois o mínimo de distração pode ser fatal. Por isso, é importante manter o olhar fixo neles, sempre por perto, para evitar que se percam e, mais que isso, uma possível ida deles sozinhos ao mar”, destaca. 

Treinamento – Segue até dezembro o treinamento dos novos salva-vidas que atuarão nas praias do município. A capacitação, iniciada no último dia 16 de setembro, ocorre na sede do órgão, em Patamares, contabilizando mais de 160 horas de aulas teóricas e práticas, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

O conteúdo da capacitação engloba prevenção ao afogamento, treino físico, condições de saúde dos salva-vidas, salvamento aquático desportivo (teoria e prática), jiu-jitsu aquático (teoria e prática), suporte básico de vida (SBV) no afogamento (teoria e prática), conceitos fundamentais de SBV, SBV em lactantes e crianças, SBV em adultos, SBV em engasgo e uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e prática em SBV. Além disso, são abordados temas como classificação do afogamento, aspectos jurídicos na relação salva-vidas e banhistas, perfil epidemiológico dos óbitos por afogamento e tartarugas marinhas do litoral norte da Bahia.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑