Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 9 de outubro de 2022

Salvamar promove treinamento com novos salva-vidas no Porto da Barra

 


Fotos: Bruno Concha/Secom

 

A Coordenadoria de Salvamento Aquático de Salvador (Salvamar) promoveu, na manhã desta sexta-feira (7), um treinamento prático com os novos salva-vidas que atuarão nas praias do município. A capacitação ocorreu na praia do Porto da Barra, com a participação dos 14 agentes e dois instrutores.

 


De acordo com Kailane Dantas, coordenador da Salvamar, o treinamento em uma praia de enseada é ideal para chegar mais perto do ambiente de atuação diária. “Chegou o momento de estar indo para outros lugares, outras praias, mesmo não sendo área de cobertura da Salvamar, para entender toda a morfologia das praias de Salvador”.

 


O chefe do setor de Treinamento, Jou Alexandre Oliveira, contou que a capacitação tem como objetivo a prevenção. “A gente já vem trabalhando o curso de formação e resolvemos trazer os alunos para uma praia de fundo, mais branda, mas com mar aberto que, apesar de aparentar calmaria, tem uma corrente de retorno forte, além de píeres e afogamentos que podem acontecer de forma secundária, como pular de trampolim, pessoas mergulhando de cabeça. A gente quis mostrar essa diversidade para que estejam todos preparados”.

 

A aluna Elane Fonseca, de 29 anos, ressaltou que o treinamento foi bastante enriquecedor. “A praia da Barra tem especificações diferentes, porque tem pedra, tem areia mais grossa, mais fina, então permite ter uma aproximação de conhecer relevos diferentes em um mesmo lugar. Gostei muito”.

 

O aluno André Lucas Conceição, também de 29 anos, afirmou que a capacitação foi excelente. “Não podia ter uma oportunidade melhor. Com a praia cheia, estamos sendo treinados e, ao mesmo tempo, testados, trazendo a importância do salva-vidas e da Salvamar para a população, mostrando que somos um grupamento profissional, atuando em prol do cidadão”.

 

A capacitação dos novos agentes começou no dia 19 de setembro e segue até o mês de dezembro. O conteúdo da preparação profissional dos salva-vidas engloba prevenção ao afogamento, treino físico, condições de saúde do salva-vidas, salvamento aquático desportivo (teoria e prática), jiu-jitsu aquático (teoria e prática), suporte básico de vida (SBV) no afogamento (teoria e prática), perfil epidemiológico dos óbitos por afogamento e tartarugas marinhas do litoral norte da Bahia, dentre outros temas.




0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑