Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 2 de outubro de 2022

Transparência Eleitoral Brasil


 A Transparência Eleitoral Brasil, devidamente subsidiada pelas valiosas informações que vem sendo coletadas pelos observatórios no Brasil e em outros países, apresenta o seu segundo comunicado sobre as eleições gerais de 2022.




Do quanto já nos foi informado por meio de 273 formulários enviados, cada um representando uma seção eleitoral observada, verifica-se que as eleições transcorrem em um quadro de normalidade.




Há a constatação de filas em seções eleitorais no país e no exterior, porém, a eleição flui com regularidade. A zerézima foi devida e adequadamente emitida na larga maioria das seções eleitorais. Além de emitida, a zerézima também foi fixada em local apropriado em 231 casos, conforme regulamentação da Justiça Eleitoral.




As urnas eletrônicas, segundo o relato de nossxs observadorxs, foram instaladas, em grande medida, em locais que preservam o sigilo do voto, ocorrendo isto em 255 de 273 seções observadas.




Houve só um relato de mesário com roupa ou acessório que indicasse alguma campanha eleitoral, também em uma amostra de 273 seções observadas.Também tivemos um único relato de que um eleitor foi coagido ou pressionado por seu acompanhante na hora do voto.




Sobre falhas na urna eletrônica, tivemos 30 relatos de mal funcionamento da urna ou de dispositivo relacionado, sem indicativo de gravidade.


 


Por sua vez, na grande maioria das situações observadas, em 215 das 273, estavam presentes funcionários(as) da Justiça Eleitoral para auxiliar o eleitorado em caso de dúvidas sobre como proceder ou como votar.




Mais uma vez, reiteramos os agradecimentos a todas as observadoras pelo trabalho em prol da transparência e o fortalecimento do processo eleitoral brasileiro e relembramos à sociedade de que toda e qualquer situação que possa colocar em risco a normalidade e a regularidade das eleições pode ser denunciada às autoridades competentes no site https://vototransparente.com.br/.




Cumprimentamos também toda a sociedade pela realização, até o momento, de eleições pacíficas.




Às 17h, divulgaremos o terceiro e último comunicado da jornada eleitoral.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑