Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Vacina contra meningites está disponível nos 156 postos de Salvador


Foto: Bruno Concha/Secom

Diante de um surto de meningite em algumas cidades do Estado de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reitera que as vacinas contra as meningites, seja a meningocócica tipo C (conjugada) ou a ACWY, estão disponíveis nos 156 postos de vacinação da capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A vacina contra meningite tipo C foi ampliada temporariamente para menores de 20 anos e trabalhadores da área da saúde, conforme orientação do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

No calendário básico de vacinação da criança, a vacina meningocócica C é administrada em esquema de duas doses, aos três e cinco meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. Para os adolescentes de 11 a 14 anos é disponibilizada a vacina ACWY.

Os documentos exigidos para recebimento da dose são CPF, Cartão SUS, cartão de vacinação e documento comprobatório de vínculo profissional. A estratégia é válida até fevereiro de 2023, conforme o referido documento da Sesab/MS.

Dados – Neste ano de 2022 foram notificados 170 casos de meningite em Salvador, destes, 99 foram confirmados, sendo um do tipo C. No comparativo com o ano de 2021, quando foram notificados 28 casos, houve um incremento de 71,7% do número de casos confirmados da doença.

O secretário da SMS, Decio Martins, afirmou que Salvador não apresenta perspectiva de surto da doença, no entanto é fundamental a atenção de todos quanto à importância da vacinação como uma ação preventiva. “É importante lembrar que a meningite é uma doença grave e com alto índice de mortalidade. Reforçamos a importância de a população comparecer a um dos postos para receberem a vacina, a fim de evitar cenários similares aos observados em São Paulo”, explanou.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑