Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Você tem cuidado bem da sua saúde bucal?


 Cáries, aftas, tártaro e gengivite são os principais problemas bucais que podem aparecer quando não ocorre a adequada higienização oral ou simplesmente o indivíduo posterga a ida ao dentista. Na semana em que é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal, o cirurgião-dentista Leonardo Carvalho ressalta que o comportamento da maioria das pessoas é buscar atendimento odontológico apenas quando os sintomas começam a aparecer, o que está errado.


“A ação deve ser preventiva, justamente para evitar que problemas maiores surjam. Um sintoma inicial, que poderia ter sido tratado de imediato, pode se tornar mais complexo. A pandemia, por exemplo, potencializou ainda mais essa evasão dos consultórios, porém, com a vacinação e as medidas sanitárias, o setor já está operando normalmente”, explica o dentista, que ainda faz um alerta. “A nossa boca tem um papel fundamental no que diz respeito à nossa saúde como um todo. É importante entender que se a saúde bucal não está em dia, todo o bom funcionamento do organismo estará comprometido. Então, nada de negligenciar as consultas preventivas”.


A recomendação do especialista, sócio da Clínica Carvalho, é que as pessoas busquem atendimento odontológico a cada seis meses. Além disso, é fundamental praticar a higienização diária e caseira. “Elimine a placa bacteriana por meio da escovação adequada e uso do fio dental após as refeições, faça a limpeza da língua utilizando um raspador para retirar a saburra lingual, utilize cremes dentais fluorados e evite o excesso do açúcar, bebidas alcoólicas e fumo”, lista Leonardo Carvalho.


O dentista ainda faz um alerta aos consumidores frequentes de tabaco e álcool. “Se você tem mais de 40 anos de idade e se encontra com alguma lesão na boca, procure um dentista imediatamente para fazer um exame preventivo para o câncer de boca. O exame é visual, rápido e indolor. Quando o câncer é diagnosticado precocemente, ele pode ser curado com mais facilidade”, conclui.


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑