Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 26 de novembro de 2022

7 mitos e verdade sobre o câncer de próstata

 

Novembro azul tá acabando, mas ainda dá tempo de falar do câncer de próstata. Então, segue sugestão de pauta sobre os mitos e verdades a respeito da doença. 



7 mitos e verdade sobre o câncer de próstata

Confira o que é verdade ou não sobre esta enfermidade cada vez mais frequente na população masculina


Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre os homens brasileiros. A doença representa 29% dos diagnósticos em todo país. Apesar de ser uma enfermidade comum na população masculina, os homens ainda cuidam muito pouco da saúde e não possuem o hábito de ir ao médico com frequência. Essa e outras questões podem ser um problema no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata.


Outro inimigo do diagnóstico e tratamento do câncer de próstata é a desinformação. Além de ainda existirem muitas dúvidas acerca da doença, muitas informações erradas são espalhadas como se fossem verdadeiras. Isso atrapalha as tomadas de decisão do paciente e a compreensão dos sinais que o corpo apresenta quando acometido por esta enfermidade tão delicada.


Por ser uma doença séria que pode ter desdobramentos graves, é importante entender o que é mito e o que é verdade dentro desse universo. O professor do curso de Enfermagem da UNINASSAU Salvador, Danilo Ferreira, respondeu os principais questionamentos e dúvidas sobre o câncer de próstata e suas particularidades. Confira abaixo 7 mitos e verdades sobre essa enfermidade:


1. O câncer de próstata só acontece quando o homem chega na terceira idade

MITO. O câncer pode ocorrer bem antes da velhice, por volta de 40 - 50 anos.


2. O câncer de próstata causa impotência sexual

MITO. Não é toda alteração na próstata que pode causar impotência, mesmo após processo cirúrgico.


3. O exame de toque é dispensável para o diagnóstico

MITO. O exame é recomendado quando há alteração do exame de sangue (PSA), algum sintoma ou com idade superior a 50 anos. Ele é indispensável para o diagnóstico.


4. Ter próstata aumentada é o mesmo que câncer

MITO. A próstata pode estar aumentada por diversos motivos, por exemplo, por uma alteração benigna, mas é preciso atenção e, quando acontecer, é recomendado buscar uma avaliação médica.


5. O câncer de próstata mata

VERDADE. É uma neoplasia como outras e pode levar a diversas complicações, inclusive a morte, ainda que nem todos os casos estejam fadados a este resultado.


6. O câncer de próstata não tem cura

MITO. Há tratamento cirúrgico e medicamentoso para essa doença, por tanto é possível haver cura sim.


7. Tem como evitar desenvolver o câncer de próstata

VERDADE. Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, não fumar, evitar o consumo de álcool podem ajudar a evitar o desenvolvimento da doença.


(Sugestão de imagem tirada do site Freepik)

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑