Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

André Fraga destaca importância da Exposição Salvador 2100



 Em cartaz no Eugênio Teixeira Leal, mostra projeta áreas de Salvador submersas com aumento do nível do mar 

André Fraga destaca importância da Exposição Salvador 2100 

Foto: Divulgação


16/11/2022 - 12:00


Com apoio do vereador André Fraga (PV), a exposição Salvador 2100, que mostra áreas de Salvador submersas por causa do aumento do nível do mar, ganhou uma temporada extra no museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho. A mostra, que estava em cartaz no espaço durante a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), ficará disponível para visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, até o dia 25 de novembro. 


“Isso é resultado do sucesso que a exposição Salvador 2100 fez durante a Flipelô. Recebemos um retorno positivo de estudantes, professores e até turistas que passaram pelo Pelourinho e viram áreas como a praia do Porto da Barra, o Mercado Modelo e a Ilha dos Frades totalmente alagadas por causa do aquecimento global”, diz André Fraga, que é presidente da Comissão Especial de Emergência Climática e Inovação da Câmara de Vereadores de Salvador. 


A exposição é organizada pela comissão junto às redes internacionais C40, Fundação Konrad Adenauer, GIZ, ICLEI e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).


Projeções


Quem for à mostra vai conferir fotos aéreas de 15 locais de Salvador seguidas de projeções de como esses espaços ficarão com o aumento do nível do mar. Entre os locais retratados estão pontos turísticos famosos, como o Rio Vermelho, e até trecho do Sistema Ferroviário do Subúrbio de Salvador, desativado para a construção do VLT do Subúrbio. 


As projeções feitas são de acordo com o cenário previsto pela agência Climate Central, considerando uma elevação do nível do mar de 55 centímetros em 2100, o que vai ocorrer caso a temperatura média do planeta aumente em 1,5ºC, de acordo com Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (IPCC). 


“Essa é uma previsão até otimista, pois, caso o planeta fique 3ºC mais quente, o aumento do nível do mar vai ser de mais de 1 metro, ocasionando muitas outras perdas para a cidade”, explica a arquiteta e curadora da exposição, Manuela Accioly.  

 



Fonte da notícia: Assessoria do vereador

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑