Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Apresentação da Osba encanta crianças do Cmei Amaralina



 Fotos: Lucas Moura/Secom

Crianças que estudam no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Amaralina, situado no bairro homônimo, tiveram uma tarde especial nesta segunda-feira (31). A turma pode assistir à apresentação da Camerata Quadro Solar, da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). A apresentação dos músicos contou com os instrumentos flauta transversal, violino e violoncelo.

A estudante Aila do Carmo Santos, 6 anos, afirmou que se surpreendeu com a apresentação. “Amei a apresentação e gosto muito de música. Nunca tinha visto esses instrumentos. Quero aprender a tocar algum deles”, afirmou.

A apresentação contou com "A Primavera", do concerto "As Quatro Estações", do compositor Antonio Vivaldi, passou pelo choro "Odeon" de Ernesto Nazaré e ainda teve dez cantigas de roda a exemplo de “Se Essa Rua Fosse Minha”. O show envolveu também toda a comunidade escolar.

Para Viviane Barbosa dos Santos, mãe do pequeno Fabiano Bernardo, 4 anos, o momento vivido pelos pequenos hoje vai possibilitar que eles descubram um mundo novo através da música. “Acho muito importante trazer essa vertente para as crianças de forma didática. É um mundo que eles não conhecem, não têm vivência. Se a gente fechar os olhos, conseguimos imaginar o que a música está querendo nos dizer. Essa percepção do lúdico, para as crianças, é linda”, afirmou.


Aproximação – Além de tocar as canções, os músicos falaram para o público presente sobre os instrumentos e a composição da orquestra, além de trazer diversas curiosidades sobre a música clássica para as crianças. A flautista Andréa Bandeira explicou que o projeto se dedica a promover as apresentações, através de grupos menores da orquestra, para públicos variados.

“Levamos esse projeto para espaços como escolas, asilos, hospitais e muitas vezes para pessoas que não conseguem ir ao teatro ver a orquestra. Nas escolas é super importante trazer o projeto porque é a oportunidade de as crianças conhecerem instrumentos que não estão acostumados a ver e escutar, ouvir um tipo de música que não é muito comum nas rádios e em casa. É muito gratificante”, detalhou.

Estrutura – O Cmei Amaralina oferta ensino integral para 190 alunos do Grupo II ao Grupo V. A diretora da unidade escolar, Cristiane Barreto, explicou que o evento promovido hoje faz parte do projeto "Brasilidade", desenvolvido pela escola, que busca apresentar aos alunos sonorização instrumental.  “A musicalidade é de extrema importância para educação infantil. As crianças precisam experienciar todo tipo de música e a clássica é importantíssima nesse processo”, pontuou.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑