Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Campeonato Brasileiro Master de Natação começa nesta quarta (2)

 


Foto: Vitor Santos/Sempre

Salvador recebe nesta quarta-feira (2), a partir das 8h, o 68º Campeonato Brasileiro Master de Natação, competição que vai reunir na piscina da Arena Aquática Salvador, na Pituba, 420 atletas de todo Brasil. O evento segue até o sábado (5), com diversas provas para atletas com idades a partir dos 25 anos. 

Os nadadores locais vão representar a equipe Bahia Masters, com pouco mais de 100 atletas, e é favorita ao título de equipes. Entre os atletas, alguns nomes famosos como o medalhista olímpico Edvaldo Valério, “o Bala”, que aproveitou a competição para retornar às piscinas, mas desta vez com outro objetivo. “Agora nado sem a pressão de ser um atleta olímpico, agora sou máster, então a prioridade é cuidar da saúde e me divertir, o resultado é consequência”, comenta Valério.

Veteranos – Além de Valério, outros nomes chamam a atenção no balizamento das provas, como Rodrigo Castro (ex-atleta olímpico), e os veteranos baianos, a exemplo de Pompilho Neto, campeão sulamericano da categoria 80 a 84 anos. Na mesma classe octogenária, a veterana Marília Barreiros é uma das favoritas para as provas longas de 800 metros. Marília foi a primeira mulher na história a realizar a famosa travessia a nado Mar Grande x Salvador.

“Estamos muito felizes de conseguir trazer pra Salvador esta competição, que não acontecia aqui há mais de 20 anos”, comemora Diego Albuquerque, presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos, realizadora do evento, junto com a Associação Brasileira Máster de Natação (ABMN). O evento tem o apoio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).

Domingo é no mar – Depois de quatro dias na piscina, os atletas terão um desafio ainda maior: nadar a 9ª Etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas, que também valerá como brasileira máster de maratonas aquáticas. As provas realizadas pela FBDA terão as seguintes distâncias: 450 metros para a categoria Mirim (7 a 9 anos), 850 metros para a categoria petiz (10 a 12 anos), e 1km ou 4km para categorias a partir dos 13 anos de idade.

A prova Mirim tem largada e chegada no Porto da Bahia, enquanto as provas de Petiz e Prova Rápida (1km) têm largada do Yacht Clube da Bahia e chegada no Porto da Barra. Já a prova principal de 4km tem largada na praia da Preguiça, no Comércio, e chegada no Porto da Barra. As largadas simultâneas acontecem às 7h do domingo (6).

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑