Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Central de Libras realizou cerca de 700 atendimentos de suporte a surdos este ano

 


Fotos: Vitor Santos/Sempre

A Central de Intermediação em Libras (CIL), vinculada à Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), tem garantido a acessibilidade de pessoas surdas atendidas nos serviços públicos do município. De janeiro a outubro deste ano, foram realizados cerca de 700 atendimentos, nas modalidades presencial, telepresencial e audiodescrição.

O órgão atende a demandas em diversas áreas, como assistência social, saúde, suporte ao mercado de trabalho, cultura, mobilidade, sustentabilidade, jurídica. Atua, também, em reuniões, sessões, audiências, seminários, conferências, discursos, apresentações e eventos institucionais mediante agendamento prévio.

Através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), pessoas com deficiência auditiva e surdos podem desenvolver a própria identidade e liberdade de se comunicar entre si e com o mundo através das mãos.  A partir desse entendimento, a Prefeitura tem desenvolvido políticas públicas de inclusão para cidadãos que compõem esse público. “A Central de Libras é um exemplo de como atuamos para garantir os direitos das pessoas com deficiência auditiva, promovendo a formação de uma sociedade inclusiva e acessível”, explica o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro.

Criada em dezembro de 2020, a CIL funciona na sede da pasta, no Comércio, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e pode ser acionada pelos canais de atendimentos via telefone (71) 3202-2285, WhatsApp (71) 99983-1949 ou 99624-9925, pelo Facebook (www.facebook.com/centraldelibrassalvador) e @cillibrassalvador (Instagram).

Atendimento especializado – A central conta com uma equipe especializada que presta os serviços de tradução e interpretação da Libras para a língua portuguesa falada e vice-versa, em traduções simultâneas ou consecutivas, nas modalidades ao vivo, ensaiada, gravada ou, ainda, com cessão de uso de imagem.

“Nosso papel é quebrar as barreiras e permitir que as pessoas surdas tenham o pleno direito de se comunicar. Os intérpretes do CIL, quando solicitados, são intermediadores na interlocução que é feita nos atendimentos das Prefeituras-Bairro, Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e postos de saúde, por exemplo”, explica a intérprete Adriana Moura.

Ela acrescenta que diversas demandas da central são resolvidas por chamadas de vídeo. “Muitos nos procuram para tirar dúvidas sobre marcações de consultas, funcionamento dos órgãos municipais, quais documentos levar para determinados atendimentos. Não só realizamos as orientações como também nos disponibilizamos para fazer o acompanhamento”, conta a profissional.

Capacitação – Além de prestar esse serviço à população, a Central de Intermediação em Libras já capacitou mais de 300 servidores e funcionários municipais que trabalham no atendimento direto ao público, ofertando cursos de formação básica.

A capacitação é feita através de apostilas, apresentações em PowerPoint, vídeos e simulações de atendimento. Dividido em três módulos, o curso tem duração total de três meses, com direito a certificado ao final. Nesse período, os servidores conhecem um pouco mais deste universo, com o intuito de melhorar o atendimento e promover a inclusão.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑