Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Confira o funcionamento dos órgãos municipais no feriadão da Proclamação da República


Confira o funcionamento dos órgãos municipais no feriado da Proclamação da República

Fotos: Bruno Concha/Secom e Jefferson Peixoto/Secom

Em função do feriado prolongado da Proclamação da República, data celebrada na próxima terça-feira (15), as repartições públicas municipais só retornarão às atividades normais na quarta-feira (16). No entanto, para garantir o funcionamento dos serviços essenciais em Salvador, a Prefeitura montou um esquema especial em áreas como saúde, transporte e assistência social.

Trânsito – Os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão normalmente nas ruas, atentos para agir imediatamente em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito. Equipes da autarquia também estarão monitorando os locais de grande movimentação de entrada e saída da cidade, como a Rodoviária, o Ferry Boat, a Feira de São Joaquim e a avenida Luís Viana (Paralela).

No Núcleo de Operação Assistida (NOA) agentes farão o monitoramento do tráfego 24h durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze da Operação Respeite a Vida também serão realizadas normalmente durante o período.

O setor de atendimento ao público, para serviços como defesa, recurso e credenciais especiais, por exemplo, não funcionará na segunda (14) e na terça (15).  Os setores de liberação de veículos custodiados não funcionam no dia do feriado (15), mas funcionam na segunda (14).

O cidadão pode entrar em contato com a autarquia pelo Fala Salvador, número 156, ou pelo aplicativo NOA Cidadão.

Transporte – Neste domingo (12) haverá operação especial para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com reforço de 170 linhas, além da Operação Praia, em atendimento ao público que pretende frequentar a orla da cidade. Na segunda-feira (14), os ônibus circulam com frota normal de dia útil e, na terça-feira (15), a frota é reduzida na cidade em função do feriado, com reforço apenas na Operação Praia.

Já o BRT funciona normalmente todos os dias, das 6h às 22h, assim como a Travessia Marítima Plataforma-Ribeira, de segunda a sábado, das 6h às 17h, e no domingo, das 7h às 19h.

Saúde – As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionarão durante 24h. As demais unidades de saúde não funcionarão na segunda (14) e terça-feira (15), e retomam o atendimento a partir das 8h, da próxima quarta-feira (16).

Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) manterá o efetivo de 80 agentes diariamente, dentre salva-vidas e administrativo, e 32 postos instalados entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga. Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah/Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) irá intensificar as fiscalizações nas praças, parques e vias públicas durante o feriadão, além de se manter atenta para apoiar operações dos demais órgãos que venham a ser desenvolvidas na capital.

Fiscalização e urbanismo – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) segue com as ações de fiscalização no feriadão, em regime de plantão, inspecionando a regularidade dos estabelecimentos comerciais e eventos em Salvador. Já o atendimento presencial estará suspenso e retornará na quarta-feira (16).

Defesa Civil – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona ininterruptamente, em regime de plantão 24 horas, para atender às solicitações da população. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Assistência social – A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) manterá em funcionamento, durante o feriadão, o Serviço Especializado em Abordagem Social, o acesso ao auxílio funeral e as Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs).

Limpeza – Os serviços de limpeza e coleta na cidade seguem normalmente no feriadão.

Prefeitura-Bairro – As dez unidades administrativas da Prefeitura-Bairro também terão o atendimento alterado neste feriado prolongado. O atendimento ao público estará suspenso na segunda (14) e na terça-feira (15), retornando à normalidade na quarta-feira (16).

Simm – O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra retomará o atendimento na quarta-feira (16).

Espaços culturais – Os espaços culturais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), que incluem a Cidade da Música da Bahia (Comércio), Casa do Rio Vermelho (Rio Vermelho) e Casa do Carnaval da Bahia (Praça da Sé) mantém o funcionamento já rotineiro até domingo (13), a partir das 10h. Estes locais voltam a funcionar normalmente no feriado, como de costume, na terça-feira (15). Já os espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e o Carybé das Artes funcionam ininterruptamente até segunda (14) e retomam as atividades na próxima quarta-feira (16).

Os espaços Boca de Brasa, localizados em pontos estratégicos da cidade, tem expediente até este sábado (12) e retomam as atividades na quarta-feira (16). Seguem o mesmo esquema de funcionamento o Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro, e a Casa do Benin, no Pelourinho.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑